Buscar

17/01/2017 às 15:32, Atualizado em 17/01/2017 às 11:13

PM faz pente-fino no estádio Morenão e cobra reforço na segurança

Equipe da PM faz vistoria no estádio para verificar condições de segurança; laudo aprovando ou não a abertura do estádio deve ser emitido até quarta-feira.

Cb image default
Foto: Separação entre torcidas na arquibancada do Morenão (Foto: Hélder Rafael)

Uma equipe da Polícia Militar vistoriou as instalações do estádio Morenão nesta segunda-feira. Os agentes verificaram questões de segurança, como grades para isolar torcidas mandantes e visitantes, câmeras de monitoramento, acessos às arquibancadas, entre outros. O laudo deve ser emitido pelo comando da 6ª Companhia Independente de Policiamento Metropolitano (CIPM) em até 48 horas. Esse documento poderá reprovar ou aprovar - com ou sem restrições - os aspectos de segurança do estádio.

Durante a vistoria, os policiais alertaram sobre uma série de detalhes que podem colocar em risco a segurança do torcedor, como pedras que se soltam facilmente da estrutura das arquibancadas e restos de obra. O vice-presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), Marco Antônio Tavares, acompanhou os trabalhos da PM e afirmou que todas as observações feitas pela corporação serão atendidas.

O laudo da PM é um dos quatro documentos exigidos por lei para a reabertura do Morenão. O Corpo de Bombeiros já fez vistoria na semana passada, enquanto que a Vigilância Sanitária deve inspecionar o estádio ainda nesta segunda-feira. O único laudo pronto é o de engenharia.

A reforma do estádio Morenão teve início em 3 de dezembro. A previsão era concluir o trabalho ainda em dezembro, mas até o momento falta finalizar a pintura e a demarcação de assentos nas arquibancadas. O serviço deve ficar pronto até quinta-feira, segundo a federação. O gramado recebeu vitalização. O banco de reservas vai ganhar nova cobertura.

Situação dos laudos

A FFMS espera receber os laudos do Morenão e de outros estádios até terça-feira, para em seguida apresentar tudo ao Ministério Público Estadual (MPE). A Promotoria se dispôs a analisar a documentação o mais breve possível, segundo o presidente da federação, Francisco Cezário de Oliveira. Além da entrega dos laudos, a federação deve assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em que se comprometem a dar sequência às reformas no estádio para ter a liberação total - com as reformas atuais, o Morenão contará apenas com os 16 mil lugares da arquibancada coberta e das cadeiras. O setor de arquibancadas descoberta permanecerá fechado ao público.

Com isso, a expectativa é de que o Morenão esteja em condições de receber a partida entre Comercial e Novo, no dia 29 de janeiro, válida pela primeira rodada do Campeonato Sul-Mato-Grossense. Cezário espera ainda realizar uma rodada dupla, transferindo o jogo entre Operário e União ABC do sábado para o domingo.

O Morenão está fechado para o futebol desde setembro de 2014, quando o MPE vetou a utilização do estádio para jogos profissionais por conta de eventuais riscos ao torcedor.

Fonte - G1 MS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.