Buscar

29/11/2016 às 11:30, Atualizado em 29/11/2016 às 13:15

NOVA ANDRADINA: Semec garante acolhimento e inserção de alunos estrangeiros na Rede Municipal de Ensino

Trabalho visa o acolhimento e a efetiva inserção dos estudantes na comunidade escolar.

Cb image default

Trabalho visa o acolhimento e a efetiva inserção dos estudantes na comunidade escolar

Foto: Divulgação

Para garantir a inclusão social e educacional de duas estudantes estrangeiras matriculadas na Rede Municipal de Ensino, Nova Andradina desenvolve através da Secretaria Municipal de Educação, um trabalho específico de mediação e intérprete, visando o acolhimento e a efetiva inserção das duas crianças, uma americana e outra haitiana, na comunidade escolar.

Segundo a coordenação pedagógica da Semec, o trabalho desenvolvido atende a Legislação Educacional no que diz respeito à diversidade humana e ao pluralismo cultural. “Desde o mês de maio, a Semec disponibiliza um professor de Inglês/Francês para atender as alunas. Como mediador do ensino e intérprete, o educador é interlocutor deste trabalho, acompanhando os professores e orientando a metodologia que deve ser aplicada para efetivar esta inserção”, ressalta a coordenadora da Semec, Elsa Satil.

Os trabalhos são dirigidos pelo professor Cláudio José Venâncio e direcionados às alunas, que estão matriculadas no Centro de Educação Infantil Mundo Encantado e na Escola Municipal Professor João de Lima Paes. “As estudantes não tinham o domínio da Língua Portuguesa, o que dificultava a interação em sala de aula. Diante dessa dificuldade, contratamos um professor habilitado em Língua Inglesa e Francesa para desenvolver esse trabalho. O resultado foi tão positivo, que foi estendido às demais famílias, agora com foco no mercado de trabalho, já que o município recebe com frequência, trabalhadores do Haiti”, aponta a coordenadora da Semec.

“Buscando alternativas diferenciadas para garantir a inclusão dos nossos estudantes e com o respaldo do prefeito Roberto Hashioka, temos a felicidade de liderar ações precursoras e de referência na área educacional. Tudo isso, para garantir o processo de aprendizagem para todos os alunos, respeitando sempre, as múltiplas diferenças. Um trabalho que muito nos orgulha, pois estamos ajudando pessoas a se firmarem na cidade que todos escolhemos para viver, além de contribuirmos para o seu desenvolvimento social”, reforça a secretária Nair Aparecida Lorencini Russo.

“Compreender a cultura, as questões religiosas e os costumes de cada povo também é fundamental para inserir o estudante na rotina da escola. Assim, cada estudante estrangeiro inserido nas nossas escolas municipais, trazem consigo belas histórias, que também nos ensinam”, complementa a gestora.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.