Buscar

31/10/2016 às 16:00, Atualizado em 31/10/2016 às 13:50

Nova Andradina: Sebrae faz adesão às feiras de Inovação, Tecnologia e Agricultura Familiar

Com a proposta de ampliar a divulgação do potencial dos agricultores familiares da região TecNova e Feiraf acontecem entre os dias 22 a 24 de novembro.

Cb image default

Feiras tem como público-alvo professores, estudantes, acadêmicos, micro e pequenos empresários e demais interessados

Foto: Divulgação

Principal polo econômico da região Leste de Mato Grosso do Sul, Nova Andradina sedia de 22 a 24 de novembro a II TecNova (Feira de Tecnologia e Inovação) e I Feiraf (Feira Regional da Agricultura Familiar). A programação inclui palestras e painéis com temas referentes às compras governamentais, financiamento da Agricultura Familiar, Rede de Assistência Técnica, Tecnológica e Sanitária, além de aspectos Ambientais e debates sobre o papel das universidades nos respectivos segmentos.

Segundo Marcio Costa, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, as feiras surgem com o objetivo de ampliar a divulgação do potencial dos agricultores familiares da região. “Pelo relevante papel na promoção e fortalecimento da Agricultura Familiar da Região Leste, as feiras contribuem para tornar o segmento mais competitivo nos mercados estadual e nacional”, elenca.

PARTICIPAÇÃO DO SEBRAE | Ao integrar a iniciativa como parceiro, o Sebrae MS, que tem um trabalho voltado ao desenvolvimento dos pequenos negócios rurais no Estado, estará à frente de ações com foco na gestão, inovação e tecnologia. “A proposta da Feira está alinhada aos objetivos do Sebrae. Assim, buscamos contribuir levando conhecimento aos agricultores, para que se posicionem com mais competitividade e assegurem maior renda com a produção”, frisa o gerente de Agronegócio do Sebrae MS, Marcus Faria.

Segundo Faria, com a iniciativa reforça a promoção da inclusão social e econômica do homem do campo e contribui para o desenvolvimento local sustentável, fomentando a comercialização dos gêneros alimentícios produzidos pelos agricultores familiares, a exemplo das compras públicas formalizadas pela Prefeitura de Nova Andradina com os agricultores e empreendedores familiares.

“Atualmente, 62% das compras públicas para atender a merenda escolar são da Agricultura Familiar do município”, reforça o prefeito Roberto Hashioka ao mencionar que o investimento feito pela prefeitura impulsiona um dos setores de destaque da economia nova-andradinense.

“Pelo destaque em sua capacidade produtiva, a Agricultura Familiar é contemplada com a realização da TecNova e da Feiraf, pois além de visibilidade, vem ganhando novos mercados”, complementa o chefe do Executivo.

TECNOVA E FEIRAF - Segundo Renato Pires, secretário de Planejamento e Controle, as feiras tem como público-alvo professores, estudantes, acadêmicos, micro e pequenos empresários e demais interessados. “Muitas empresas tornam-se mais lucrativas por investir em produtos, serviços e processos inovadores. Nosso objetivo, com a realização do evento, é sensibilizar e capacitar o público para a importância do fator inovação para o desenvolvimento regional”, explica.

Além de ser uma vitrine para os produtos da agricultura familiar, a II Tecnova e I Feiraf se constituem também, de um espaço de capacitação e eventos técnicos. A proposta é trabalhar a organização da produção e preparar os agricultores para a comercialização de seus produtos, através da adesão de espaços disponíveis a empresas e instituições.

INSCRIÇÕES | As inscrições para o evento serão abertas esta semana. Informações adicionais podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Planejamento e Controle, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, localizadas no Paço Municipal e também na Finova, localizada no Distrito Industrial de Nova Andradina. Contato pelos telefones 67.3441-1251, 3441-3664 ou pelo e-email [email protected].

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.