Buscar

01/11/2016 às 17:00, Atualizado em 01/11/2016 às 16:24

NOVA ANDRADINA: Produtores integram projeto de Fruticultura

De acordo com o secretário Marcio Costa, a iniciativa é de suma importância para os agricultores.

Cb image default

Comitiva de 40 produtores acompanhar “Dia de Campo” focado na produção de frutas

Foto: PMNA

Para expandir a fruticultura em Nova Andradina, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado vem fomentando ações com agricultores familiares através de capacitações e consultorias, com a parceria do Sebrae, para alavancar a produção de frutas na região.

De acordo com o secretário Marcio Costa, a iniciativa é de suma importância para os agricultores. “O cultivo de frutas é uma alternativa de renda para os produtores. Ao aliarmos as capacitações às consultorias do Sebrae, estamos proporcionando informações técnicas consistentes e indicando as cultivares que melhor se desenvolvem ao solo e ao clima da nossa região”, aponta.

O gestor esclarece ainda, que a iniciativa também visa capacitar os agricultores para fornecer sua produção para a alimentação escolar. “Os agricultores contribuem para o desenvolvimento regional, têm seus produtos familiares valorizados, são incentivados à organização, cooperação e formalização, além de serem incluídos social e economicamente”, frisa.

“Em Nova Andradina, 62% das compras públicas para atender a merenda escolar são da Agricultura Familiar. Iniciativa que, encabeçada pelo prefeito Roberto Hashioka, fortalece um dos setores de destaque na nossa economia”, complementa, ao afirmar que a ação fomenta a comercialização dos gêneros alimentícios produzidos pelos agricultores familiares do município.

Pesquisa em campo

Para colocar em prática a ação, uma comitiva de 40 produtores de Nova Andradina, dos assentamentos Santa Olga e Teijin, acompanharam na última semana o Dia de Campo sobre cultivo de Maracujá, no município de Ivinhema. Durante a visita às propriedade, os agricultores tiveram a oportunidade de visualizar a cultivar que está sendo fomentada na região. “Foram apresentadas aos produtores aspectos sobre as necessidades da cultura quanto a clima, solo e também sobre o plantio, com espaçamento recomendado, produção de mudas”, detalha o secretário.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.