Buscar

31/10/2016 às 17:00, Atualizado em 31/10/2016 às 13:55

NOVA ANDRADINA: Fecinova e Geociências revelam talentos educacionais

Como indutora desse movimento, mais de 80 trabalhos foram apresentados na última edição das feiras.

Cb image default

Ideias desenvolvidas pelos estudantes fomentam o interesse pela ciência, despertam a curiosidade e estimulam o empreendedorismo

Foto: Thiago Odeque/PMNA

A realização da Feira de Ciência e Tecnologia de Nova Andradina (FECINOVA), organizada pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul e a Feira de Geociências, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, têm mobilizado professores e estudantes do município e da região e se consolidado como uma importante ferramenta pedagógica para a educação científica e de difusão da ciência.

Como indutora desse movimento, mais de 80 trabalhos foram apresentados na última edição das feiras, realizada entre os dias 17 e 21 de outubro na Anhanguera Educacional. “É um estímulo à inovação e ao empreendedorismo no Ensino Fundamental, Médio e Técnico e que tem revelado talentos”, destaca a secretária de Educação, Nair Aparecida Lorencini Russo, creditando aos alunos, o protagonismo na busca de soluções criativas para as demandas da sociedade.

Segundo a gestora, as ideias desenvolvidas pelos estudantes fomentam o interesse pela ciência, despertam a curiosidade e estimulam o empreendedorismo. “A Fecinova e a Feira de Geociências são duas grandes mostras de talentos que estimulam as aptidões de jovens pesquisadores e inventores”, considera. Na mesma linha, o coordenador pedagógico da Semec e um dos organizadores do evento, Euzébio de Souza, ressalta que as feiras também reforçam as práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. “Elas contribuem de forma significativa para aumentar o interesse do público estudantil pela pesquisa, pelas próprias feiras e por tudo o que induzem no ambiente escolar”, considera.

O titular da secretaria de Planejamento e Controle, Renato Pires, também reforça que a realização da Fecinova e da Feira de Geociências se integra à proposta de Inovação e Tecnologia defendidas pelo Governo Municipal, que investe ainda, em ações de modernização da gestão pública. “Nova Andradina lidera no Mato Grosso do Sul, um movimento em favor da tecnologia e da inovação, ao ter implantado a primeira fundação do segmento, além de promover cooperações técnicas com universidades e instituições brasileiras e internacionais”, ressalta.

“Esse pioneirismo e engajamento liderados pelo prefeito Roberto Hashioka resultou em premiações de destaque como “Prefeito Empreendedor 2016” pelo Sebrae Estadual e Nacional e “Prefeito Amigo da Criança”, pela Abrinq”. Premiações estas, que confirmam a gestão visionária, empreendedora e que está elevando Nova Andradina ao patamar de cidade inovadora”, complementa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.