Publicado em 08/12/2019 às 12:00, Atualizado em 08/12/2019 às 10:07

NOVA ANDRADINA: EE Profª Nair Palácio de Souza comemora 25 anos com releitura de obra regional

Na releitura, os estudantes utilizaram elementos da cultura escolar para representar a história de criação.

Redação,
Cb image default
Divulgação

Estudantes dos 3º anos do Ensino Médio, em comemoração aos 25 Anos da Escola Estadual Professora Nair Palácio de Souza, orientados pela professora de História Melina Pinotti, elaboraram cartazes, a partir da releitura da pintura “Pecus e Pecúnia discutem a divisão”. A obra faz referência à divisão do estado de Mato Grosso do Sul, e faz parte do Museu de Arte Contemporânea de Campo Grande.

Pecus e Pecúnia faz referência a pecuária, principal atividade econômica do estado. O personagem Pecus é o boi que representa os interesses políticos na separação e a Pecúnia é efígie da república, que por ser utilizada na moeda do cruzeiro no período da divisão do estado. A separação veio atender a uma demanda da criação de Mato Grosso do Sul colocada desde do século XIX. Assim vemos na obra muitos elementos que retratam o período da divisão do estado.

Na releitura, os estudantes utilizaram elementos da cultura escolar para representar a história de criação da E.E. Profª Nair Palácio de Souza, que neste ano comemora 25 anos em 19 de dezembro. Nessas atividades, os alunos fizeram uma releitura da obra de Humberto Espíndola (1978) com um pequeno texto explicativo da ideia do desenho, destacando os elementos que fazem parte da história da escola.

Com informações da SED