Buscar

16/10/2016 às 09:31, Atualizado em 15/10/2016 às 23:18

MS tem média de seis alunos com necessidades especiais por professor

Profissionais da Educação Especial atuam no fortalecimento da inclusão.

O Mato Grosso do Sul tem 4.412 alunos com necessidades especiais e 756 profissionais da Educação Especial, segundo a Secretaria de Estado de Educação (SED). A média é de 5,83 estudantes para cada professor.

Neste Dia do Professor (15), o G1 conta a história de Fabiana Martins do Santos, de 32 anos, uma das profissionais que se dedicam à educação especial na rede estadual.

Formada há quatro anos em pedagogia, descobriu a vocação quando estagiava em um hospital durante um curso técnico de enfermagem, antes do curso superior.

“No período de graduação tive experiência como estagiária, sou técnica de enfermagem e fiz a pedagogia pensando em trabalhar com público diferenciado. Tem que gostar muito. Se colocar no lugar antes de tudo”, disse a professora.

Atualmente, Fabiana tem dois alunos com necessidades especiais, um de 6 anos e outro de 12 anos. Os dois são autistas. Para trabalhar como professora de apoio, a pedagoga teve de se especializar em educação especial, exigência mínima para a contratação na Rede Estadual de Ensino.

Fabiana relatou que a função dela vai além de apoiar o aluno. Além do desenvolvimento educacional, ela tem o dever com o lado social.

“Eu apresento as atividades que vamos desenvolver na sala e o que vamos fazer com ele. Quando tem alguma atividade extracurricular vai preparando para que vai internalizando para que ele se sinta incluindo”, destacou a professora.

Além do autismo, a educação especial atende estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação. No estado, 54 profissionais de apoio em ambiente domiciliar estão disponíveis.

Segundo os dados do Censo Escolar, referente a 2013, o número de matrículas na educação especial no estado foi de 22.490. Desse total, 16.558 em escolas públicas – estadual e municipal. Em dez anos, o número mais que dobrou, já que em 2003 eram 10.320 matrículas.

Foto - G1 MS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.