Publicado em 18/10/2019 às 07:32, Atualizado em 17/10/2019 às 17:39

MS é o 3º no ranking nacional de denúncias de violência contra mulher

Nos primeiros dez meses deste ano, 24 mulheres foram vítimas de feminicídio no Estado, conforme dados da Sejusp.

Redação,

A cada seis minutos, em média, um caso de violência contra mulher foi denunciado pelo serviço Ligue 180, do MMFDH (Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos). Mato Grosso do Sul aparece na 3ª posição entre os estados que mais registraram denúncias entre janeiro e agosto deste ano.

Segundo dados obtidos pelo Globo por meio da Lei de Acesso à Informação, a maioria das denúncias se relacionou à violência doméstica, ou seja, 47.201,78% do total. Entre os estados, o Rio de Janeiro foi o que teve, na média, mais denúncias: 68 para cada 100 mil habitantes. Em seguida, aparecem o Distrito Federal, com 64, e Mato Grosso do Sul, com 58.

Nos primeiros dez meses deste ano, 24 mulheres foram vítimas de feminicídio em MS. Durante 2018, foram 32 casos registrados, conforme dados divulgados pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).

Qualquer pessoa (não apenas a vítima) pode denunciar episódios de agressão a mulheres. Não é preciso se identificar, apenas fornecer informações que ajudem a chegar até as vítimas. Há 5 anos, o serviço envia as denúncias recebidas para as secretária de segurança pública e para os Ministério Públicos de cada estado.

Campo Grande conta com uma unidade da Casa da Mulher Brasileira, implantada pelo Governo Federal. O local reúne em um mesmo espaço a DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), Juizado Especial voltado para o atendimento das vítimas de violência doméstica, núcleos da promotoria e defensoria pública, alojamentos de passagem e até atendimento psicossocial.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera a violência contra a mulher como um problema de saúde pública que atinge todas as esferas sociais. O Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência), criado em 2005, é um serviço gratuito e confidencial.

Com informações do Camograndenews