Publicado em 15/05/2018 às 14:10, Atualizado em 15/05/2018 às 17:02

MPE restringe uso de carros oficiais e doações para conselheiros tutelares

A recomendação é resultado de inquérito civil instaurado pela 17ª Promotoria de Justiça de Dourados.

Redação,

O Ministério Público Estadual (MPE) en aos membros dos Conselhos Tutelares da Infância e da Adolescência de Dourados a não receberem mais, a título de doação, “marmitex” por parte de restaurantes da cidade.

A recomendação é resultado de inquérito civil instaurado pela 17ª Promotoria de Justiça de Dourados que restringiu a utilização do cargo de Conselheiro Tutelar “para o recebimento de vantagem, consistente na solicitação de fornecimento gratuito de marmitex a restaurantes da cidade para consumo próprio”.

Conforme o Ministério Público, a aquisição de alimentos pelos conselheiros por intermédio de sua função “oprime todo o trabalho realizado elo Conselho tutelar de Dourados, podendo caracterizar, em tese, improbidade administrativa”.

Na mesma recomendação o MPE proíbe os conselheiros de usarem os veículos oficiais do Conselho para interesses pessoais já que o uso da frota “é restrito ao interesse da administração pública”.

As investigações do MPE também constataram falhas no sistema de controle de utilização dos veículos oficiais. Os registros de movimentação são preenchidos manualmente, por vezes de forma ilegível e incompreensível, de forma incompleta e sem o preenchimento detalhado dos deslocamentos.

O Ministério Público orienta os conselheiros a se absterem de utilizar os veículos oficiais, de uso exclusivo aos interesses desse órgão, para fins pessoais ou particulares em cumprimento a Resolução n. 01 de 07 de fevereiro de 2018.

O MPE “pede” ainda que os conselheiros também se abstenham de solicitar doações de alimentação aos restaurantes de Dourados, salvo se destinado exclusivamente às crianças e adolescentes atendidos pelo órgão, mediante registro do ato em livro de controle a ser aberto para tal fim.

Atualmente em Dourados existem dois conselhos tutelares, um que funciona no centro da cidade e outro na Rua Coronel Ponciano na região leste do município.