Buscar

20/06/2019 às 08:31, Atualizado em 20/06/2019 às 09:19

Morre o crítico de cinema Rubens Ewald Filho, aos 74 anos

Nascido em Santos, Rubens Ewald Filho era um dos maiores especialistas em cinema do Brasil.

Cb image default
Divulgação

Morreu na tarde desta quarta-feira (19) o jornalista e crítico de cinema Rubens Ewald Filho, aos 74 anos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Hospital Samaritano em Higienópolis, em São Paulo, onde estava internado em estado grave desde o dia 23 de maio. Ele deu entrada após sofrer um desmaio seguido de uma queda de escada rolante. Ewald passou por tratamento cardiológico e das fraturas decorrentes da queda.

Nascido em Santos, Rubens Ewald Filho era um dos maiores especialistas em cinema do Brasil. Seus comentários ácidos, analíticos e densos sobre os atores e produções são a marca de seu trabalho. Dizia ter assistido a mais de 37 mil filmes, o que fez ser dono de uma memória cinematográfica infalível. Fez trabalhos como roteirista de novelas como "Éramos Seis", "Gina", "Drácula, Uma História de Amor" e "Iaiá Garcia". Como ator, fez participações em filmes como "Independência ou Morte" e "Amor Estranho Amor". Foi diretor de programação e produção da HBO no Brasil e apresentador de programas em emissoras como TV Cultura, Record, Band e no canal pago TNT.

Tornou-se nacionalmente conhecido por comentar as cerimônias do Oscar, desde 1983 — primeiro na Globo, depois no SBT. Nos últimos anos, o crítico era presença obrigatória anual na TNT, onde tinha um contrato até 2020. Em 2019, a TNT decidiu renovar o time de apresentadores e dispensou Ewald. Na cobertura deste ano, ele apareceu apenas em pequenos programas gravados e com comentários no Twitter.

Em uma entrevista em 2011, resumiu assim seu amor ao ofício e aos filmes: "Eu carrego uma bandeira de amor ao cinema e sou um entusiasmado. O cinema sempre foi um grande companheiro, que nunca me abandonou. Ele nos ajuda a viver e a sonhar".

Com informações do Blog do Amauri Junior

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.