Buscar

19/10/2022 às 11:01, Atualizado em 19/10/2022 às 00:47

Morre Chico Lacerda, histórico nome do Grupo Acaba de MS

Ele estava internado no Hospital Unimed em Campo Grande

Cb image default
Divulgação

Morreu nesta terça-feira (18), aos 76 anos, o fundador do ‘Grupo Acaba’, Francisco Saturnino Lacerda Filho, o ‘Chico Lacerda’. A morte foi confirmada por familiares do musicista.

Segundo informações, Chico estava internado no Hospital Unimed em Campo Grande e morreu em decorrência de uma demência vascular.

Natural do município de Corumbá, Chico foi o responsável por inserir pela primeira vez o vocabulário pantaneiro na música popular brasileira. Quando ele faz em 1975 a letra de Ciranda Pantaneira, ele funda uma escola nova e que iria resultar na essência do trabalho do Grupo Acaba, os Cantadores do Pantanal.

Foi o Chico quem usou pela primeira vez palavras como 'camalote', 'carandá', 'capivara', 'Pantanal', 'bugre' no âmbito tanto nacional como regional. Chico colocou uma lupa na cultura pantaneira e, pantaneiro legítimo, nascido em Albuquerque, na beira do Rio Paraguai, foi quem melhor decifrou os costumes, os hábitos, o jeito e o modo de ser do pantaneiro.

Conforme apurado, a cerimônia fúnebre e o sepultamento serão realizados no Cemitério Parque das Primaveras, a partir das 14h, em Campo Grande.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.