Publicado em 04/11/2016 às 16:02, Atualizado em 04/11/2016 às 13:16

Mato Grosso do Sul é o segundo estado com maior taxa de estupro no Brasil

Em média, uma pessoa foi estuprada a cada seis horas no Estado.

Redação,

Mato Grosso do Sul é o segundo estado com maior taxa de estupros do Brasil, com índice de 53,9 por 100 mil habitantes. Em números absolutos, foram registrados 1.429 casos de estupro no ano passado, o que dá em média uma pessoa estuprada a cada seis horas ou quase quatro pessoas por dia.

Dados são do 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgado hoje.

No Estado, também foram registrados 155 tentativas de estupro. Tanto nos casos de estupro quanto tentativas, vítimas são homens e mulheres.

Em comparação com 2014, quando foram denunciados 1.414 estupros, houve aumento de 15 casos. Mato Grosso do Sul fica atrás apenas do Acre, que teve taxa de 60,5.

Campo Grande concentra 29,95% dos casos de estupro registrados no Estado, com 428 vítimas no ano passado, média de uma pessoa estuprada a cada 20 horas. Em comparação com 2014, Capital teve aumento de 65 casos.

Ainda segundo o Anuário, além do aumento, números são ainda mais alarmantes levando em consideração que maioria dos casos de estupro não são denunciados.

"Assim como a culpabilização das vítimas de estupro, respostas negativas das autoridades e as descrenças aos relatos de abuso afetam a decisão das vítimas em denunciar", diz a publicação.

Para a afirmação, Fórum que cita como base estudo "Estupro no Brasil: uma radiografia segundo os dados da Saúde", do Ipea, que aponta que apenas 10% dos casos de estupro chegam ao conhecimento da polícia.

Fonte - Correio do Estado