Publicado em 15/04/2018 às 09:31, Atualizado em 15/04/2018 às 12:14

Marinha abre concurso para Escola Naval com vagas para mulheres

As inscrições para o Concurso Público de Admissão à Escola Naval começam mês que vem, dia 03 de maio.

Redação,
Cb image default
Foto: Reprodução Correio do Estado

Pela primeira vez, candidatas mulheres poderão fazer parte do Corpo da Armada e do Corpo de Fuzileiros Navais, em igualdade de condições com os aspirantes do sexo masculino. Poderão ainda fazer parte do Corpo de Intendentes da Marinha, opção já era aceita em concursos anteriores.

As inscrições para o Concurso Público de Admissão à Escola Naval começam mês que vem, dia 03 de maio, mas o edital já pode ser lido no site da instituição.

A taxa de inscrição custa R$ 100,00 e, para se inscrever, é preciso ter 18 anos e menos de 23 no dia 1º de janeiro de 2019, além de ser solteiro e ter o Ensino Médio completo ou estar em fase de conclusão.

Os candidatos farão uma prova em dois dias subsequentes. No primeiro dia será, aplicada prova de Matemática (20) e Física (20), com total de 40 questões. Já no dia seguinte, será feito teste de Português (20), Inglês (20) e uma Redação, contando com 40 questões ao total.

Após a prova objetiva, serão realizados os etapas complementares: inspeção de saúde, teste de aptidão física verificação de dados biográficos, documentos e avaliação psicológica, além do período de adaptação e o curso de graduação.

Durante o curso, com duração de quatro anos letivos, em regime de internado, os alunos recebem inicialmente bolsa-auxílio de cerca de R$1.100 mensais, além de outros benefícios como ajuda para aquisição de uniformes, assistência médio-hospitalar, psicológica, social e religiosa, entre outros.

Ao final do curso, será realizada a Viagem de Instrução, para complementar os conhecimentos de ensino militar-naval necessários à graduação. Aqueles que concluírem o Curso com aproveitamento receberão o Diploma de Graduação em Ciências Navais e serão nomeados Segundos-Tenentes.