Publicado em 09/03/2020 às 08:30, Atualizado em 08/03/2020 às 19:32

Março Lilás conscientiza mulheres sobre prevenção do câncer de colo de útero

Com aproximadamente 570 mil casos novos por ano no mundo, o câncer do colo do útero é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres.

Redação,

Ainda no mês, é celebrado o Dia internacional de conscientização sobre o HPV; Dentre os cânceres mais comuns causados pelo vírus está o de colo do útero¹

Março é um mês importante para as mulheres não só pelo Dia da Mulher e tudo que a data representa, mas também por ser o mês de alerta para prevenção do câncer de colo do útero. É isso que propõe o Março Lilás, uma campanha que busca conscientizar as mulheres sobre os riscos dessa doença. A enfermidade é causada pelo Papilomavírus Humano, o HPV – doença sexualmente transmissível de maior prevalência no mundo².

Com aproximadamente 570 mil casos novos por ano no mundo, o câncer do colo do útero é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Ele é responsável por 311 mil óbitos por ano, sendo a quarta causa mais frequente de morte por câncer na população feminina¹.

“No Brasil, em 2020, são esperados 16.590 novos casos, com um risco estimado de 12,6 casos a cada 100 mil mulheres. Cerca de 85% dos episódios de câncer de colo do útero ocorrem nos países menos desenvolvidos, o que configura um desafio na saúde mundial já que a mortalidade é aproximadamente 18 vezes maior que em países desenvolvidos”, revela a pediatra Isabella Ballalai, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

Entenda o que é o HPV

Segundo o Ministério da Saúde, o HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) é um vírus que acomete a pele ou mucosas (oral, genital ou anal), tanto de homens quanto de mulheres, podendo provocar verrugas anogenitais (região genital e no ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus3.

Prevenção

No Brasil, a estratégia de prevenção e diagnóstico precoce recomendada pelo Ministério da Saúde abrange a utilização de preservativos, a realização de exames de Papanicolau a partir dos 25 anos, e a vacinação contra o HPV3. Na maioria dos casos, os sintomas surgem apenas quando o câncer se encontra em um estágio mais avançado, por isso a prevenção precisa ser incentivada.

“Quando diagnosticado precocemente, é possível que haja uma redução de até 80% de mortalidade por este câncer. Considerando que o tumor de colo do útero é uma doença com sintomas silenciosos, muitas vezes, as mulheres perdem a chance de descobrir a condição ainda na fase inicial. Sempre aconselho as mulheres a realizarem os exames como o Papanicolau periodicamente, para que aumentem as chances de a doença ser diagnosticada precocemente”, explica Dra. Ballalai.

A importância da vacinação

A campanha nacional de mobilização, coordenada pelo Ministério da Saúde, tem o objetivo de vacinar pelo menos 80% do público-alvo da campanha4. Atualmente, o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde disponibiliza a vacina anti-HPV para4:

• Meninas de 9 a 14 anos de idade;

• Meninos de 11 a 14 anos;

• Indivíduos de 9 a 26 anos de ambos os sexos nas seguintes condições: convivendo com HIV/Aids; pacientes oncológicos em quimioterapia e/ou radioterapia; transplantados de órgãos sólidos ou de medula óssea.

A Sociedade Brasileira de Imunizações, em seu calendário de vacinação para adultos (http://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-adulto.pdf), também considera a vacinação de mulheres e homens, mesmo que previamente infectados pelo HPV.

“É importante lembrar que a vacinação é uma ferramenta de prevenção, pois as vacinas protegem contra dois tipos oncogênicos de HPV, responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero”, finaliza a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

Referências:

1- WORLD HEALTH ORGANIZATION. International Agency for Research on Cancer. Globocan . Acesso em: 10/02/2020.

2- Aral SO, Holmes KK. The epidemiology of STIs and their social and behavioral determinants: industrialized and developing countries. In: Holmes KK, Sparling PF, Stamm WE, Piot P, Wasserheit JN, Corey L, editors. Sexually transmitted diseases. 4th ed. New York: McGraw-Hill; 2008. p. 53-92.

3- MINISTÉRIO DA SAÚDE. HPV: o que é, causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção. http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/hpv . Acesso em: 10/02/2020.

4- MINISTÉRIO DA SAÚDE. Eficácia da vacina contra HPV é maior quando aplicada entre 9 e 14 anos. http://www.blog.saude.gov.br/index.php/perguntas-e-respostas/53917-eficacia-da-vacina-contra-hpv-e-maior-quando-aplicada-entre-9-e-14-anos . Acesso em: 10/02/2020.

Dra. Isabella Ballalai, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).