Buscar

13/05/2020 às 10:00, Atualizado em 13/05/2020 às 11:03

Maior presídio do Estado já distribuiu cerca de 14 mil máscaras confeccionadas por reeducandos

Em apenas dois meses, os internos produziram cerca de 14 mil máscaras.

Cb image default
Divulgação

Garantir proteção em tempo de pandemia tem sido a preocupação das autoridades públicas e da população em geral. Com esse propósito, a Penitenciária Estadual de Dourados (PED) iniciou a confecção de máscaras de proteção, com o apoio da ONG Artaban, na oficina de corte e costura instalada na unidade. Em apenas dois meses, os internos produziram cerca de 14 mil máscaras.

O que antes era apenas para atender a demanda interna e do sistema prisional, expandiu as atividades com apoio do Ministério Público e Poder Judiciário, e se tornou uma missão para atender hospitais locais, Secretaria Municipal de Saúde e órgãos da Segurança Pública.

Até o momento, mais de 10,5 mil máscaras em tecido TNT já foram entregues ao Hospital Municipal de Dourados, unidades penais e assistenciais do município, Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana local.

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio da Diretoria de Assistência Penitenciária, tem unido forças com instituições públicas e privadas para realizar a produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) em 21 presídios de Mato Grosso do Sul.

Por meio de doação de insumos da empresa Global Serviços, foi possível confeccionar mais 1,5 mil máscaras, atendendo o Hospital da Vida em Dourados e as necessidades internas da PED.

Além disso, a produção também é distribuída à Divisão de Trabalho Prisional da Agepen, que envia os insumos arrecadados por meio de diferentes parceiros, e realiza doações para diferentes órgãos públicos, hospitais, Secretaria Estadual de Saúde e instituições sociais, assim como, às unidades penais que não possuem produção interna de EPIs.

Conforme o diretor da PED, Antônio José dos Santos, onze internos atuam na confecção das máscaras no presídio, os mesmos que trabalham na ONG Artaban. “Com grande alegria os internos têm feito este trabalho, sabendo que estão de alguma forma ajudando neste momento de combate ao coronavírus”, informou, agradecendo à ONG pela cedência das máquinas para que a produção se concretizasse.

Os internos que atuam na confecção das máscaras recebem remição de um dia na pena a cada três trabalhados, conforme estabelecido pela legislação.

Para o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, a ocupação produtiva aliada ao cunho social contribui, significativamente, para construção de novos valores e mudança de comportamento nos reeducandos, refletindo assim, para a não reincidência no mundo do crime.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.