Publicado em 11/04/2017 às 18:30, Atualizado em 11/04/2017 às 15:43

Grupo alerta para jogo mortal Baleia Azul que viraliza na net

Uma das provas seria atravessar a Avenida Marcelino Pires, de ponta a ponta, de bicicleta e com os olhos vendados.

Redação,
Cb image default
Divulgação

Um jogo conhecido como Blue Whale, o Desafio da Baleia Azul, que viralizou na internet entre os adolescentes, vem assustando e preocupando os pais e autoridades. Trata-se de um jogo cujo final é o suicídio. O jogo, que nasceu na Rússia, onde houve uma onda de suicídios, se viralizou rapidamente e chegou ao Brasil e agora, em Dourados. Neste final de semana, o grupo de whatsapp "Dourados+Vida", criado especialmente para prevenir o suicídio, recebeu a denúncia de que um adolescente estava participando do jogo. Uma das provas seria atravessar a Avenida Marcelino Pires, de ponta a ponta, de bicicleta e com os olhos vendados.

De acordo com o coordenador do grupo, o acadêmico do curso de Psicologia da Unigran, Sandro Toledo, a denuncia partiu de um outro adolescente que ficou sabendo da intenção do jovem e postou no grupo. O comentário do adolescente dizia assim: "Calma pessoal, tô ganhando tudo. Próximo desafio é fácil, atravessar a Marcelino Pires de ponta a ponta de bicicleta e de olhos vendados".

Para Sandro, pode ser que o jovem não fizesse o que mencionou no comentário, mas serve de alerta porque instiga a outros jovens fazer. "O grupo foi acionado e o adolescente já foi orientado; esse é um dos casos que ficamos sabendo, por isso a preocupação de alertar os pais para que observem o que os filhos vêm fazendo na internet. O jogo é muito perigoso porque o jovem acha que sempre vai conseguir cumprir a prova, ele nunca acha que vai morrer", alertou. Em Dourados, segundo pesquisa realizada pelo grupo, tem crescido o número de suicídios, uma média de um por semana, principalmente entre jovens.

Toledo diz que, para o jovem que não está muito bem psicologicamente, o jogo pode ser apenas um "empurrão" para levar a cabo a uma trágica decisão. No mundo, centenas de jovens já foram empurrados para a morte motivados pelo diabólico Baleia Azul.

DESAFIOS

O Baleia Azul, é um jogo mortal, onde os participantes seguem uma série de instruções que os deixam fragilizados e motivados a tirar a própria vida. A pessoa que comanda o jogo se chama "curador" e envia pequenos desafios aos jogadores todas as madrugadas, justamente quando os pais desavisados estão alheios às atividades virtuais dos filhos. A duração é de 50 dias. Neste período o jovem vai cumprindo as mais difíceis provas, que pode levar à morte. O jogo termina com o desafio final: o suicídio.

As primeiras vítimas do jogo foram duas adolescentes russas. Entre as "missões", as mais fáceis consistem em acordar às 4h20 da madrugada para assistir a filmes de terror e ouvir sem parar músicas que deixam a pessoa triste. Isso predispõe o jogador para as próximas tarefas, criando nele um estado depressivo. Os passos seguintes incluem automutilação, arriscar-se em lugares altos e perigosos. Autoridades russas creem que os curadores sejam pessoas mais velhas e persuasivas, pois convencem os jovens de que eles não podem sair do jogo.

A última vítima foi uma russa de 16 anos que chegou ao fim do jogo, pulando do alto de um edifício, poucos dias depois de outra adolescente de 15 fazer o mesmo, mas antes publicou a foto de uma baleia no seu perfil da rede social e escreveu "END"(fim) no final do seu nome. A primeira vítima do jogo de que se tem registro foi no final de 2016. Para cumprir a ultima tarefa, se jogou na frente de um trem em movimento.

ALERTA

Mas por que um jovem teria o interesse ou a curiosidade de participar de jogo assim? "Baleia Azul" é na prática um pacto de suicídio, é como se alguém abraçasse o desafio para tomar coragem de chegar ao último ato, o definitivo. A psicóloga Tânia Guimarães, especialista em adolescentes acredita que o jogo é um gatilho para jovens que tem problemas emocionais ou distúrbios mentais. "Eu acho que eles

já chegam ali com uma pré-disposição bem mais intensa do que o adolescente que se expõe". As autoridades da Rússia, onde o jogo foi criado, originalmente, fizeram um alerta para os pais de todo o mundo e divulgaram um vídeo contra o jogo. Na Ucrânia um casal salvou o filho de pular de um prédio, depois de encontrar um bilhete de despedida, o garoto estava jogando "Baleia Azul" . A primeira coisa que os pais precisam fazer é prestar atenção no comportamento. "A primeira reação é a inibição social, quando um adolescente está começando a sair da sociedade ou só falar com outro ser humano através de uma máquina", disse a psicóloga.

Conteúdo DouradosAgora