Buscar

19/05/2020 às 08:40, Atualizado em 18/05/2020 às 19:42

Globo encerra programa ‘Combate ao Coronavírus’ e ‘Encontro com Fátima’ será estendido

Com o aumento de tempo do programa no ar, a TV Globo exibe 15 horas ao vivo no segmento de variedades

Cb image default
Divulgação

Acompanhando os desdobramentos da pandemia da COVID-19, a Globo fará uma nova alteração na sua programação a partir da segunda-feira, dia 25 de maio. O ‘Encontro com Fátima Bernardes’ será estendido e passará a entrar no ar às 10h, logo após o ‘Bom Dia Brasil’. A ampliação vai permitir ao programa misturar informação e entretenimento para o público que está em casa, sem deixar de lado todos os cuidados de proteção dos colaboradores. Com uma equipe muito reduzida, a interação entre o palco e as telas será reforçada. “Temos experimentado uma nova linguagem, com entradas ao vivo pela internet, que permite entrevistas que misturam anônimos e famosos. Vamos poder dar mais espaço para ouvir as histórias dessas pessoas, além de estudar a estreia de novos quadros”, conta o diretor geral Alexandre Mattoso.

Mais entrevistas remotas, novos quadros de humor, a volta do ‘Bem Estar’ e do ‘G1 em 1 minuto’, além das clássicas receitas de Ana Maria Braga, estão no cardápio de Fátima Bernardes. O objetivo será divertir, informar e ajudar as pessoas a se adaptar às novas rotinas. Para Fátima, o papel do programa é cada vez mais importante nas manhãs dos brasileiros. “Quando estreei o ‘Encontro’ meu desejo era que ele se tornasse necessário para quem estivesse em casa pelas manhãs. Mas jamais imaginei que ele seria tão necessário como no momento atual. Eu estou muito feliz e muito orgulhosa dessa equipe que vem fazendo um programa diferente mas muito interessante e que está se conectando com o público”, diz a apresentadora. Com o aumento de tempo do programa no ar, a TV Globo exibe 15 horas ao vivo no segmento de variedades, com suas devidas adaptações ao atual momento, de segunda a sábado, somando a duração do Encontro e do É de Casa. “Nesses tempos de pandemia, nossos programas estão conseguindo divertir, informar e ajudar as pessoas a se adaptar às novas rotinas. O sucesso da volta de Fátima e Ana Maria Braga, em um formato diferente, sinaliza que estamos atingindo o objetivo de sermos cada dia mais relevantes para o público”, explica Mariano Boni, diretor de variedades da Rede Globo.

Ainda assim, desta forma, com a alteração, a Globo mantém 11 horas ao vivo no ar, com a mescla entre entreter e informar, para continuar prestando o importante serviço de informar o público sobre todas as novidades da crise que vivemos. A empresa tem consciência da importância do seu conteúdo para levar diversão e, sobretudo neste momento, informação para os brasileiros, já que esta é uma das mais poderosas armas contra o vírus.

Criado em caráter de emergência para atender ao importante papel de informar os brasileiros sobre a doença desconhecida que chegava ao país, o ‘Combate ao Coronavírus’ foi desenvolvido e colocado no ar em menos de 48 horas, graças à agilidade do Jornalismo da Globo e à flexibilidade da grade de programação do canal. Durante quase dois meses, o programa esteve no ar por mais de 70 horas trazendo a opinião de especialistas para tentar esclarecer as muitas dúvidas sobre a COVID-19. O programa recebeu mais de 50 mil perguntas do público e o apresentador Marcio Gomes, com o apoio de 60 médicos, respondeu a cerca de 800 delas.

“É sempre bom relembrar como a informação de qualidade pode ser poderosa. Quando o momento é de crise, as pessoas se voltam para o jornalismo sério, comprometido com o interesse público. Informação é segurança, para entender o que estamos enfrentando e poder tomar as decisões corretas. Foi um privilégio poder fazer parte desse programa. Acho que prestamos um fantástico serviço quando conduzimos essa conversa com os médicos, respondendo perguntas e traduzindo os termos técnicos para uma linguagem mais clara”, analisa o jornalista Marcio Gomes.

O sucesso do programa também se refletiu na audiência da faixa horária, que cresceu 13% em relação ao período pré-pandemia. O alcance médio diário do ‘Combate’ foi de 44,4 milhões de brasileiros, um aumento de 2,8 milhões. Com entradas ao vivo de repórteres de todo os cantos do Brasil, o ‘Combate’ revelou cada passo da ciência e as iniciativas de médicos no combate ao vírus. Mostrou histórias de luta, de superação e de solidariedade. Depois desses quase dois meses, a importante missão de prestação de serviço seguirá agora com Fátima Bernardes, em seu ‘Encontro’, que vai misturar informação e entretenimento nas manhãs da Globo.

O ‘Encontro com Fátima Bernardes’ a partir da próxima segunda-feira, dia 25, irá ao ar logo após o ‘Bom Dia Brasil’.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.