Publicado em 05/01/2020 às 08:04, Atualizado em 04/01/2020 às 18:31

Fundesporte auxilia Associação dos Cronistas Esportivos na cobertura do Estadual de Futebol

Para isso, é obrigatória a veiculação das marcas oficiais do Governo do Estado.

Redação,
Cb image default
Valorização da categoria, que tem papel importante no fortalecimento do futebol no MS.Foto: Nóe Faria/Acems

Como forma de valorizar o trabalho desempenhado pela imprensa esportiva na cobertura do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Profissional Série A, o Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), destinará R$ 37,3 mil à Associação dos Cronistas Esportivos (Acems). O valor faz parte do convênio de R$ 820 mil firmado junto aos clubes de futebol que participarão do certame estadual em 2020 e a Federação Estadual de Futebol (FFMS).

Conforme o Decreto nº 12.803, de 18 de agosto de 2009, que reorganiza o Fundo de Investimentos Esportivos de Mato Grosso do Sul (FIE/MS), criado pela Lei nº 2.281, de 11 de setembro de 2001, do total dos recursos destinados à execução das ações de cada projeto esportivo, de 5% a 10% deverão ser utilizados em divulgação/publicidade. Para isso, é obrigatória a veiculação das marcas oficiais do Governo do Estado.

“Decidimos então, para 2020, destinar parte deste recurso obrigatório de publicidade aos cronistas esportivos, verdadeiros heróis que percorrem os quatro cantos do Estado durante três meses para divulgar a competição e levar o melhor da informação aos amantes do futebol. Muitas vezes, esses cronistas têm de tirar dinheiro do próprio bolso para custear as despesas, de deslocamento principalmente”, destaca o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda. O primeiro acordo entre Acems e Governo do Estado foi feito em 2016.

De acordo com o jornalista e presidente da Acems, José Antonio Coca, o auxílio financeiro ajudará a arcar com gastos de transporte, alimentação e hospedagem das equipes de reportagem. “Em Mato Grosso do Sul, os cronistas mantêm a equipe esportiva durante toda a competição. São poucas as rádios sustentadas por uma empresa, com quadro fixo de funcionários, que bancam as despesas, com raras exceções. Para algumas equipes de cronistas, essa ajuda é fundamental, representa até a manutenção da transmissão do campeonato”, afirma Antonio Coca.

Segundo ele, o atual vice-presidente, Thiago Lopes de Faria, assumirá no dia 2 de janeiro o comando da entidade responsável pela organização da imprensa na competição e assinará o convênio junto ao Governo do Estado. Neste ano, o certame estadual ocorrerá de 22 de janeiro a 26 de abril.

Para Faria, “o auxílio do Governo do Estado é fundamental, uma conquista de toda a crônica esportiva, uma vez que temos uma dificuldade muito grande de vender o futebol local”. Ele afirma que 121 cronistas fizeram o credenciamento na última edição do Campeonato Sul-Mato-Grossense, incluindo jornalistas (site, TV, impresso), narradores, comentaristas, radialistas, fotógrafos, entre outros profissionais da comunicação.