Buscar

11/01/2017 às 13:36, Atualizado em 11/01/2017 às 11:38

FAB transporta médicos até Dourados para captar órgãos no Hospital da Vida

Doador é um homem que morreu no início da semana.

Uma equipe médica da Central Nacional de Transplantes desembarca em Dourados, para realizar a captação de órgãos de um paciente que morreu no Hospital da Vida. Os profissionais estão a bordo de uma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) com chegada prevista para 1 hora desta quarta-feira (11).

O desembarque ocorrerá no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, de onde os médicos se deslocarão até a unidade hospitalar, localizada na Rua Toshinobu Katayama, área central. Será um percurso de aproximadamente 15 quilômetros.

No Hospital da Vida, deverão ser captados o pâncreas, o fígado e os rins de um paciente que teve morte cerebral confirmada no início desta semana. O pulmão do doador também deve passar por avaliação e caso os médicos constatem boas condições, será captado.

Toda a ação deve contar com apoio do corpo clínico do próprio hospital douradense, o maior de portas abertas de toda a Grande Dourados, responsável pelo atendimento emergencial a uma população estimada em 800 mil habitantes de 35 municípios.

CASO RECENTE

Em fevereiro de 2013 houve um caso semelhante em Dourados, quando equipes médicas de Brasília (DF) vieram à cidade para captar fígado, pâncreas e rins de um jovem doador que morreu aos 16 anos, vítima de acidente vascular encefálico hemorrágico.

Naquela ocasião, a Associação Beneficente Douradense administrava o Hospital da Vida e informou que até o coração estava apto a ser captado, porém não foi pelo fato de a cidade não dispor de equipe devidamente credenciada para o procedimento.

Fonte - Midiamax

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.