Publicado em 19/07/2020 às 15:35, Atualizado em 19/07/2020 às 12:38

Em apoio às ações do Governo, usinas distribuirão 38 mil máscaras para população de MS

O termo de doação entre as instituições foi assinado nesta quarta-feira (15) pelo presidente da Biosul

Redação,
Cb image default
Divulgação

Atentas às formas de combate e prevenção à covid-19, as usinas sucroenergéticas de Mato Grosso do Sul distribuirão nos próximos dias 38 mil máscaras para a população dos municípios e região onde operam suas unidades industriais. A iniciativa da Biosul (Associação de Produtores de Bioenergia de MS) tem a parceria do Governo do Estado e Sistema Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) por meio do Senai/MS e atenderá 21 municípios.

O termo de doação entre as instituições foi assinado nesta quarta-feira (15) pelo presidente da Biosul, Roberto Hollanda Filho, e o diretor regional do Senai/MS, Rodolpho Mangialardo, que realizou a entrega da primeira remessa das máscaras que serão destinadas para famílias carentes, idosos, comunidades indígenas e população em geral.

O Governo do Estado cuidou da articulação dessa parceria, conduzida pela Semagro (secretaria estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), enquanto a SES (secretaria estadual de Saúde) está encarregada da distribuição dos produtos doados nas secretarias municipais e em unidades hospitalares.

De acordo com Hollanda, as usinas, que seguem rígidos protocolos de biossegurança para continuar em atividade durante a pandemia, se unem aos municípios estendendo à população o acesso a itens de prevenção ao novo coronavírus.

“As nossas associadas estão atentas às oportunidades de cooperação e solidariedade nesse momento que enfrentamos, entendendo a importância da proteção não apenas dos seus colaboradores, que já possuem os itens de segurança necessários, mas da população que vive em torno das unidades”, destaca.

Desde o mês de março, quando foi declarada a situação de emergência em Mato Grosso do Sul por conta da pandemia da covid-19, as usinas sucroenergéticas se mobilizam para atender de forma solidária o Governo do Estado e entidades que atuam diretamente no enfrentamento do novo corona vírus, principalmente, nas áreas da saúde e segurança pública, bem como a população que vive em situação de vulnerabilidade social.

Articulada pela Biosul e Fiems, as doações de álcool das usinas sucroenergéticas ao Governo do Estado já somam 300 mil litros. Essa quantidade foi diluída e envazada como álcool 70º pela fabricante de refrigerantes Refriko.

Com apoio da Semagro na distribuição do álcool, a primeira remessa de foi destinada para atender hospitais de referência o para tratamento da covid-19 no Estado. O álcool também compôs um kit de materiais de segurança para o atendimento hospitalar enviados aos profissionais da saúde em diversos municípios.

As forças policiais do Estado, como a Polícia Militar e a Polícia Federal e Corpo de Bombeiros, e Casa da Mulher Brasileira também foram atendidas com a doação e auxiliaram no transporte do produto para os demais órgãos.

A Central de Abastecimento (Ceasa/MS), importante centro de distribuição de alimentos do Estado com grande fluxo de entrada e saída de caminhões e fornecedores também foi beneficiada com a doação. Foram distribuídos álcool 70°para funcionários e caminhoneiros com recomendações para higienização na realização das atividades que envolve o transporte de alimentos.

Para o presidente da Biosul, o resultado positivo da ação é reflexo do empenho de todos os envolvidos e gestão por parte do Governo do Estado que define o destino do álcool.

“As usinas Associadas à Biosul estão comprometidas com a doação. Inicialmente, prevíamos atender as unidades de saúde de maneira emergencial e a ação deu tão certo que dentro de poucos dias tivemos a notícia de que o álcool doado além de atender a demanda nos hospitais foi mais longe e está atendendo outros segmentos que precisam manter atendimento à população”, afirmou.