Publicado em 25/06/2020 às 09:00, Atualizado em 24/06/2020 às 22:51

Covid-19 infecta 40 agentes de segurança, a maioria policiais civis

Policiais militares, bombeiros, policiais civis e agentes penitenciários testaram positivo em MS

Redação,
Cb image default
Testes foram realizados na Delegacia-Geral de Polícia Civil de Campo Grande - Foto: Divulgação / Polícia Civil

Quarenta casos de Covid-19 foram confirmados entre servidores de forças de segurança pública, que inclui policiais civis, agentes penitenciários, policiais militares e bombeiros de Mato Grosso do Sul, segundo aponta relatório da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Entre os casos confirmados até esta terça-feira (23), a maioria é entre policiais civis, com 13 testes positivos, além de outros 11 casos suspeitos. Desde o início da pandemia, 160 casos foram descartados e um policial foi afastado por integrar o grupo de risco.

Um policial civil, Waldir Rojas, 52 anos, morreu no dia 11 de junho, em Ponta Porã, vítima da Covid-19.

Entre os infectados em todas as forças de segurança, 22 já terminaram o período de isolamento e não apresentam mais sintomas, sendo considerados curados.

Ainda conforme o relatório da Sejusp, dos casos confirmados, quatro foram contraídos em serviço, dois são considerados inconclusivos quanto à origem da contaminação e os demais seriam fora de serviço.

O último caso foi confirmado em um policial lotado na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), nesta terça-feira (23).

Um policial civil, Waldir Rojas, 52 anos, morreu no dia 11 de junho, em Ponta Porã, vítima da Covid-19.

Entre os casos confirmados na Polícia Civil, cinco são em Ponta Porã, dois em Campo Grande, e os demais nas cidades de Miranda, Amambai, Guia Lopes da Laguna, Paraíso das Águas, São Gabriel do Oeste e Paranaíba.

Presidente em exercício do Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul (Sinpol), Pablo Rodrigo Pael, a situação em sido acompanhado de perto, com cobrança de equipamentos de proteção individual (EPIs) aos gestores, além de pedidos de testagem para todos os servidores, especialmente em locais onde há mais casos,como Ponta Pora.

“Estamos atuando na linha de frente de combate à pandemia, em ações conjuntas com outros órgãos de segurança, além da custódia em delegacias e o atendimento regular à população, por isso nossa atenção neste momento é redobrada no sentido de garantir que os profissionais estejam trabalhando em condições seguras, conforme determinam os protocolos sanitários”, disse Pael.

Com informações do Correio do Estado