Buscar

03/06/2018 às 06:30, Atualizado em 02/06/2018 às 13:08

Corpo de Bombeiros captura jiboia com 2 metros de comprimento na zona urbana de Rosana

Réptil foi solto em uma reserva que fica às margens da usina hidrelétrica Sérgio Motta, no Rio Paraná.

Cb image default
Foto: Divulgação Corpo de Bombeiros de Rosana-SP.

Uma cobra foi capturada pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta sexta-feira (1º), na área urbana do distrito de Porto Primavera, em Rosana. O réptil, da espécie jiboia, tinha aproximadamente dois metros de comprimento.

A corporação foi acionada por volta das 13h30 por populares que passavam pela Avenida dos Barrageiros e haviam visto a serpente. Ao chegar ao local, os bombeiros localizaram a cobra em um gramado.

Com o uso de um pinção, os bombeiros capturaram o réptil e o colocaram em um tambor plástico. Em seguida, ele foi encaminhado e solto em uma reserva, que fica às margens da usina hidrelétrica Sérgio Motta, no Rio Paraná.

Jiboia

A jiboia é uma cobra grande que pode chegar até quatro metros de comprimento, sendo a cauda curta e menor do que 15% da extensão do corpo.

A dentição é áglifa (sem dentes injetores de veneno). Para alimentar-se, mata a presa por constrição, enrolando-se e apertando-a firmemente, até que sinta com o corpo que a respiração e os batimentos cardíacos do animal cessaram. A jiboia abre então a boca e engole a presa inteira, pois as cobras não possuem dentes para mastigar o alimento.

Ela pode utilizar as árvores e arbustos e também tem hábito terrícola. O famoso "Bafo de Jiboia" nada mais é que uma estratégia de defesa, onde a serpente expulsa o ar dos pulmões produzindo um som característico. Uma reação que vem, muitas vezes, acompanhada do "bote". Possui atividade noturna.

Fonte - G1 Presidente Prudente

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.