Buscar

14/08/2018 às 13:30, Atualizado em 14/08/2018 às 14:02

Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente realiza Conferência Livre em Nova Casa Verde

Após a realização da Conferência Livre, os resultados das discussões e produções serão encaminhados para a comissão organizadora municipal.

Cb image default
Divulgação

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou na última sexta-feira, dia 10, a Conferência Livre em Nova Casa Verde em parceria com a Prefeitura de Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social.

A iniciativa reuniu 74 crianças e adolescentes, de 8 a 17 anos da Escola Luiz Claudio Josué e do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vinculo, com o objetivo de discutir políticas públicas, debater direitos, elaborar propostas e definir os delegados/representantes na X Conferência Municipal.

Na cerimônia de abertura, fizeram parte da mesa diretora dos trabalhos, Marcilio Caetano, coordenador do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos juntamente com sua equipe, a coordenadora da escola, Antônia Edilena Fortunato dos Santos e a secretária executiva do CMDCA, Fernanda Camilo.

Ao ministrar palestra para o público, a representante do Conselho, Fernanda Camilo, afirmou que por meio desta iniciativa foi possível incentivar a troca de opiniões, de ideias, do diálogo, da sensibilização e a participação nas discussões relacionadas à execução, avaliação e monitoramento de políticas públicas, voltadas para o fortalecimento da cidadania infanto-juvenil.

“É de extrema importância a interação entre crianças e adolescentes para o fortalecimento dos vínculos. Por meio de suas ideias é que conseguiremos avançar e melhorar as políticas públicas e serviços da cidade”, ressaltou.

Na conferência, foram abordados seis direitos fundamentais e de proteção à criança e ao adolescente, saúde, alimentação, liberdade, respeito e dignidade, convivência familiar e comunitária, educação, cultura esporte e lazer, direito à profissionalização e proteção ao trabalho. Esses temas foram discutidos durante dinâmica, onde os participantes foram divididos em grupos e acompanhados dos educadores sociais, funcionários da prefeitura e conselheiros do Conselho Municipal.

Após a realização da Conferência Livre, os resultados das discussões e produções serão encaminhados para a comissão organizadora municipal e servirão de subsídios para os debates na X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, marcada para o dia 31 de agosto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.