Buscar

28/07/2019 às 07:04, Atualizado em 27/07/2019 às 17:06

Conselho da OAB-MS concede desagravo contra juíza de Rosana - SP

Entidade fará representação junto CNJ em desfavor da magistrada da Comarca de Rosana.

Cb image default
Divulgação

O Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), concedeu desagravo contra a Juíza Patrícia Érica Luna da Silva, da Comarca de Rosana, em São Paulo. O ato foi a favor do advogado Jairo Marques de Cristo, que atua na 7ª Subseção Nova Andradina.

De acordo com o relator, Conselheiro Fábio Augusto Andreasi, o pedido de desagravo se deu em razão da determinação da juíza ao cumprimento de busca e apreensão, realizada diretamente pela Polícia Civil de São Paulo, no escritório do profissional da advocacia.

Jairo representava a um executado em uma ação de execução de alimentos. “O intuito da ordem de busca e apreensão seria, em tese, localizar o processo original que estava a tempos desaparecido após carga feita pelo antigo patrono do executado, um advogado paulista. Justificou-se o entendimento dizendo que alguns documentos juntados pelo advogado Jairo no processo trataram-se de cópias do processo original, alegando também que para resguardar a efetividade de sua ordem estava determinando que os mandados fossem cumpridos pela polícia e não por cartas precatórias”, explicou o Conselheiro Fábio Augusto Andreasi.

Segundo o relator, o cumprimento da medida cumprida por policiais de outra cidade no endereço profissional do advogado causou situação vexatória perante a sociedade local, inclusive com ampla repercussão na mídia. “O processo objeto da cautelar da juíza representada estava desaparecido desde 2015 e tramitava porque havia sido restaurado pela parte autora, sendo certo que o advogado Jairo Marques ingressou no feito em meados de 2018, não tendo sequer obtido vistas dos autos desde a juntada de sua procuração”, citou.

Após análise do caso, a Comissão de Prerrogativas julgou por unanimidade o desagravo que fora realizado nesta sexta-feira (26). Em nome de Jairo, o sócio dele na profissão, advogado Júlio César, agradeceu ao reconhecimento de que houve a ofensa às prerrogativas. “Esse ato prima a advocacia no artigo 133 da nossa Constituição Federal, que diz que o advogado é indispensável à administração da Justiça sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão nos limites da lei. O desagravo representa a defesa pela dignidade da nossa profissão que deve ser protegida pela nossa instituição e vem corroborar com aquilo que se entende pelo livre exercício da profissão”, parabenizou à OAB/MS.

O Vice-Presidente da Seccional Mato Grosso do Sul, Gervásio Alves de Oliveira Júnior, enfatiza que o ato “ratifica o compromisso intransigente da OAB/MS na defesa das prerrogativas da advocacia”. E complementa: “em qualquer momento, época, escala e grandeza de autoridade em que a prerrogativa do advogado for violada a nossa instituição estará presente para demonstrar à sociedade a importância da profissão e repugnar o ato ofensivo ao advogado que repercute em toda a classe e viola a cidadania de modo geral. O exercício da advocacia não é, se não, uma reafirmação constante da plenitude da democracia e sociedade organizada”.

A Conselheira Etiene Cintia Ferreira Chagas, presidente da Subseção à época do fato, parabeniza a concessão ao desagravo. “ Foi uma falta de conduta da juíza que abruptamente mandou que se deslocasse a polícia de Rosana até nossa cidade de Nova Andradina para que fizesse apenas a busca e apreensão de um processo que sequer o colega advogado havia feito vista. Ficou evidente a violação das prerrogativas do colega e toda a situação proporcionou constrangimentos”, avaliou.

Além do desagravo concedido, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), fará representação juntamente ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em desfavor da juíza Patrícia da Comarca de Rosana, São Paulo.

Com informações da OAB do MS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.