Buscar

10/12/2016 às 13:00, Atualizado em 10/12/2016 às 10:16

Com 18 meses de salários atrasados, profissionais da Super Rádio Tupi fazem greve

É fim de linha.

Cb image default
Divulgação

Os profissionais da Super Rádio Tupi do Rio de Janeiro realizam paralisação de 24h nea quinta-feira, 08, reivindicando o pagamento de um ano e meio de salários atrasados. De acordo com o Sindicato dos Jornalistas local, o 13º de 2015 também não foi pago, tão pouco o deste ano.

Segundo apurou a reportagem do Portal Comunique-se, nenhum funcionário fez expediente na rádio e os ouvintes que sintonizarem nas frequências 1280 AM e 96,5 FM ouvirão apenas sequência de músicas populares. O Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro afirma que a decisão pela greve foi tomara em assembleia realizada na tarde de segunda–feira, 5, onde estiveram presentes mais da metade dos funcionários dos cerca de 200 que atuam da emissora. O jornalista Washington Rodrigues usou o microfone da Super Rádio Tupi na quarta-feira, 7, durante o ‘Show do Apolinho’, para informar aos ouvintes sobre a paralisação.

“Estamos mantendo o nível de programação da melhor forma possível no ar, mas realmente está muito difícil para todos. Estou aqui há 17 anos, nunca tive problema, mas agora estamos enfrentando um momento difícil. A tensão é muito grande, as pessoas trabalham estressadas”, disse. De acordo com o Sindicato dos Radialistas, só neste ano, o condomínio de proprietários da rádio – que é vinculada aos Diários Associados – foi convocados sete vezes para discutir o problema com os salários e ignoraram totalmente a solicitação da entidade."Além disso, foram movidas seis ações coletivas em nome de todos os trabalhadores da rádio. O SJPMRJ afirma que há, ainda, 40 processos individuais contra a empresa, pelo cumprimento dos direitos dos trabalhadores. “A precarização do trabalho dos jornalistas e radialistas, sem salários, sem tíquetes-refeição e vale transporte, não impediu que a Tupi permaneça a emissora de maior audiência no estado do Rio de Janeiro e continue dando lucro. A intenção dos funcionários é o pagamento imediato dos salários atrasados e a retomada das negociações”. A reportagem do Portal Comunique-se tentou contato com a Super Rádio Tupi, mas não obteve respostas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.