Publicado em 28/04/2017 às 09:30, Atualizado em 27/04/2017 às 23:56

Cinco empregados em regime de escravidão são resgatados no Pantanal

Fazenda fica 240 km de Corumbá.

Redação,
Cb image default
Divulgação Foto: MPT-MS

Cinco homens que trabalhavam em fazenda localizada na região de Nabileque, no Pantanal de Corumbá, foram resgatados na última terça-feira (25) por estarem sendo submetidos a trabalho em regime de escravidão. Força-tarefa formada por representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério do Trabalho e Emprego (TEM) e da Polícia Militar participaram do resgate.

A fazenda onde os homens trabalhavam fica distante cerca de 240 quilômetros de Corumbá. De acordo com a força-tarefa, os trabalhadores viviam em barraco de madeira, sem piso e dormiam em camas adaptadas em tábuas e tijolos. No alojamento, havia ainda remédios para gado, sacos de sal, material de montaria, galinhas porcos e insetos.

Sem instalações sanitárias, os trabalhadores faziam necessidades fisiológicas no mato e tomavam banho com auxílio de mangueira, que ficava ao ar livre. O alimento deles era preparado em fogão de lata, improvisado no chão do alojamento. Cadeiras e mesa não foram disponibilizadas para os homens.

Aos integrantes da força-tarefa, os homens disseram que estavam na fazenda desde o mês passado e que trabalhavam cerca de 10 horas por dia. Praticamente não havia descanso e por algumas vezes era necessário trabalhar até aos domingos. O combinado era que os trabalhadores recebessem R$ 60 por dia, no entanto, não houve pagamento e muito menos registro em carteira.

O grupo foi retirado da fazenda. O empreiteiro responsável por intermediar a contração dos empregados, Acilino da Silva Claro, prestou depoimento à polícia e aos auditores. Ficou definido que o fazendeiro destinará R$ 24 mil para quitar salários e rescisão dos trabalhadores, além de recolher o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Fonte - Assessoria