Publicado em 31/08/2019 às 11:30, Atualizado em 31/08/2019 às 00:04

Agosto Lilás: palestra na OAB aborda Lei Maria da Penha

Domingo (01/09), encerramento da campanha com uma grande Caminhada Pela Vida das Mulheres - Contra o Feminicídio, com a presença de Luiza Brunet

Redação,
Cb image default
Foto - João Claudio

Em mais uma ação da campanha Agosto Lilás, a Secretaria Executiva de Políticas Públicas para a Mulher em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil 7ª subseção Nova Andradina, promoveu a palestra “Lei Maria da Penha: 13 anos de implantação”.

O tema foi apresentado pela escritora Thais de Paula e pela advogada Isabel da Silva Rodrigues de Almeida, cuja abordagem propõe uma reflexão acerca da violência contra a mulher, no âmbito doméstico, familiar e afetivo. Orientação quanto à necessidade de combater todo tipo de violências e desenvolver ações de prevenção, informando os locais de atendimento à mulher em situação de violência, para acolhimento e denúncias.

O procurador do município Jailson Pfeifer representou o prefeito Gilberto Garcia e na abertura do evento ressaltou a importância de campanhas com temas específicos como o “Agosto Lilás”. “As campanhas fazem a diferença, a gente vê pelos números nas varas da justiça, durante esse período as mulheres procuram denunciar e com essa atitude diminuem os casos de crimes graves. Esse é o melhor caminho: a denúncia”, frisa Pfeifer.

Representante da Secretaria Executiva de Políticas Públicas para a Mulher, a subsecretária Sonia Rodrigues Amaral também ocupou lugar na mesa de autoridades, juntamente com a presidente o Conselho Municipal de Direitos da Mulher e presidente da Subcomissão de Combate à Violência Doméstica e Familiar da OAB, Eliana Leiko Goto, representante do presidente da OAB. Também se fizeram presentes, representantes da CRE-9, IFMS, Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM), advogados e a população em geral.

Fechando a campanha, dia 1º de setembro, acontece Caminhada Pela Vida das Mulheres - Contra o Feminicídio, com a presença da celebridade nacional Luiza Brunet. O ato, organizado pelo Governo Municipal e entidades participantes, terá concentração na Praça Brasil a partir das 9h, com encerramento na Câmara de Vereadores com fala da convidada.

A iniciativa é da Secretaria Executiva de Políticas Públicas para a Mulher de Nova Andradina, que articulou a vinda da ativista ao evento sem custas ao município, considerando que Luiza Brunet, atua como voluntária em projetos nacionais e internacionais de enfrentamento à violência contra as mulheres.