Buscar

05/02/2022 às 07:23, Atualizado em 05/02/2022 às 11:28

Volta Redonda é a primeira cidade do Rio a dar 4ª dose da vacina contra Covid-19

A medida vale para pessoas acima de 70 anos que receberam a terceira dose há pelo menos quatro meses

Volta Redonda, no Sul Fluminense, é a primeira cidade do estado do Rio a dar início à aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em idosos que não tenham alto grau de imunossupressão. A medida vale para pessoas acima de 70 anos que receberam a terceira dose há pelo menos quatro meses.

Desde sexta-feira (4), todas as 46 unidades básicas de saúde oferecem a dose adicional para esse grupo das 9h às 16h. Além dos idosos dessa faixa etária, imunossuprimidos acima de 18 anos continuam sendo vacinados com o reforço da quarta dose.

O coordenador de Vigilância em Saúde de Volta Redonda, Carlos Vasconcellos, afirma que a decisão foi baseada nos números de internações e mortes provocadas pela Covid-19 durante o mês de janeiro. Segundo ele, 96% dos óbitos foram de idosos.

Questionado pela BandNews FM sobre a origem das doses que vão ser aplicadas, Carlos explicou que o número de idosos incluídos na campanha é reduzido e as vacinas entregues pelo Ministério da Saúde e já disponíveis no município são suficientes.

Já na capital fluminense, um estudo conduzido pela Fundação Oswaldo Cruz em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Instituto D'or deve avaliar os efeitos da terceira dose e a necessidade da aplicação de uma segunda dose de reforço contra a Covid-19. A expectativa é que a primeira parcial da pesquisa esteja pronta no meio do ano.

Por enquanto, o Ministério da Saúde recomenda apenas a aplicação da quarta dose em pacientes imunossuprimidos. A categoria inclui aqueles com imunodeficiência primária grave, que fazem quimioterapia para câncer, transplantados, pessoas com HIV, aqueles que fazem uso de corticoide ou de drogas modificadoras da resposta imune, portadores de doenças autoinflamatórias e doenças intestinais inflamatórias, pacientes em hemodiálise e aqueles com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.