Publicado em 13/06/2018 às 15:30, Atualizado em 13/06/2018 às 13:50

Tornado passa pelo RS, deixa 2 mortos e causa destruição em dezenas de municípios

Entre os municípios afetados pelo temporal, Sarandi, ao Norte do Estado, teve inclusive queda de granizo.

Redação,
Cb image default
Lucas Cidade

Um tornado de intensidade F4 na escala Fujita (que vai de 0 a 5), com ventos de cerca de 300 km/h, passou por vários municípios do Rio Grande do Sul durante a madrugada desta terça-feira (12), causando duas mortes e deixando mais de mil residências danificadas. Devido à intensidade dos ventos, ao menos três caminhões que circulavam na rodovia ERS-463, entre os municípios de Coxilha e Tapejara, na região norte do Estado, foram arremessados para fora da pista.

No município de Ciríaco, localizado a 280 km de Porto Alegre, um homem de 54 anos, identificado como José Alves Nunes, morreu após sua casa de madeira desabar devido aos fortes ventos. A vítima foi conduzida ao Hospital São José, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.

Já na cidade de Sarandi, região Norte do Rio Grande do Sul, Rita Domênico de 69 anos também morreu. Conforme a Defesa Civil municipal, a residência onde a vítima morava desabou. Outras duas pessoas da mesma família tiveram apenas ferimentos leves.

Na cidade de Água Santa, o tornado destruiu ao menos 10 aviários causando a morte de mais de 220 mil frangos. De acordo com o prefeito Jacir Miorando, o tornado devastou mais de 50 propriedades, sendo que deste total, cerca de 10 casas foram totalmente destruídas pela força dos ventos. "O cenário é avassalador, foi terrível aqui na região", afirmou o chefe do município com pouco mais de 4 mil habitantes.

Entre os municípios afetados pelo temporal, Sarandi, ao Norte do Estado, teve inclusive queda de granizo na noite dessa segunda-feira (11). A forte chuva somada aos ventos derrubou dezenas de árvores e destelhou várias residências. Em Santa Rosa, no Noroeste, moradores fizeram enormes filas na Defesa Civil em busca de lonas para cobrir provisoriamente as casas danificadas.

Desde a noite de segunda-feira (11), 112 mil clientes das concessionárias RGE e RGE Sul estão sem energia elétrica. Além de Sarandi, Passo Fundo, Palmeiras das Missões e Santo Ângelo também sofrem com a falta de abastecimento de energia. Técnicos das companhias estão trabalhando na região para retornar o mais breve possível a distribuição de energia elétrica.

Sobre o tornado

De acordo com a meteorologista Stael Sias, da MetSul, os tornados são mais destruidores do que furacões, pois "os tornados têm uma atuação muito isolada e ciclo de vida curto, fazendo com que a velocidade do vento ultrapasse os 300 km/h, podendo chegar até 400 km/h, muito diferente dos furacões, cuja a intensidade dos ventos é bem menor".

Para a meteorologista, o tornado registrado hoje foi histórico no RS, devido à dimensão dos estragos causados. "Foi uma área muito grande atingida entre Coxilha e Tapejara. Geralmente os tornados atingem uma área pequena, como dezenas de metros por exemplo, algumas quadras, e esse mostrou sua força e atuou por diversos quilômetros entre uma cidade e outra. A estimativa é que estes ventos podem ter alcançado a velocidade de 300 km/h", disse Stael.

No início da noite (12), a Defesa Civil Estadual divulgou novo boletim sobre os danos causados pelo temporal e tornado. Até o momento, 24 cidades gaúchas foram atingidas pela tempestade e 2.630 residências foram afeadas.

Fonte - UOL