Buscar

11/05/2017 às 14:30, Atualizado em 11/05/2017 às 14:04

STF decide: companheiros e cônjuges têm os mesmos direitos à herança

A equiparação para termos de herança abrange também as uniões estáveis de casais LGBTs.

Uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) igualou juridicamente a união estável e o casamento em termos de direito sucessório. Por 7 votos a 3, o plenário decidiu que o companheiro tem os mesmos direitos a heranças que o cônjuge (pessoa casada).

Na mesma sessão plenária desta quarta-feira, 10, o STF afirmou ainda que a equiparação entre companheiro e cônjuge, para termos de herança, abrange também as uniões estáveis de casais LGBTs (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais). O placar dessa decisão foi de 6 votos a favor e 2 contra.

Ambas as decisões têm repercussão geral e servem para todas as disputas em herança nas diferentes instâncias da Justiça. Pela tese estabelecida, foi considerado inconstitucional o Artigo 1.790 do Código Civil, que determinava regras diferentes para a herança no caso de união estável.

Desta forma, mesmo que não seja casado no papel, o companheiro que provar a união estável terá direito à metade da herança do falecido, sendo o restante dividido entre os filhos ou pais, se houver. Se não houver descendentes ou ascendentes, a herança é integralmente do companheiro.

Antes, pelo Artigo 1.790, considerado agora inconstitucional, o companheiro tinha direito somente a uma quota igual à que coubesse aos filhos comuns do casal.

A decisão não alcança os julgamentos de sucessões que já tiveram sentenças transitadas em julgado ou partilhas extrajudiciais com escritura pública.

Fonte - Terra

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.