Publicado em 04/08/2021 às 09:02, Atualizado em 03/08/2021 às 21:26

Renan Calheiros 'borra as calças' e desiste que quebrar sigilo de rádio 'bolsonarista'

Humberto Costa, do PT, também foi cúmplice da afronta à liberdade de imprensa

Redação,
Cb image default
Divulgação

O senador Renan Calheiros, MDB, que é o relator da CPI da Covid, no Senado, anulou, nesta terça-feira (3), requerimento que pedia a quebra de sigilo da Rádio Jovem Pan. A emissora disse que ele ficou com medo da repercussão negativa do pedido.

Conforme a CPI da Covid, o requerimento para vasculhar as contas da rádio foi feita pelos senadores Humberto Costa, do PT e do próprio Renan Calheiros. No entanto, outras empresas jornalísticas – inclusive as que são abertamente contra o presidente Jair Bolsonaro – repudiaram o pedido, destacando o ato como censura e intimidação.

Além disso, a Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV, a Abert, também condenou a medida.

Na justificativa, Renan reconheceu que seu pedido é uma ‘’afronta’’ à liberdade de imprensa e pediu desculpas. Segundo a Jovem Pan, o senador disse que o caso não passou de ‘’um equívoco’’ da equipe enquanto os parlamentares estavam de recesso.

Estranho

O que chamou a atenção no pedido de quebra de sigilo foi o fato da CPI ter como objeto as ‘’omissões do governo Bolsonaro durante a pandemia da covid-19’’. Porém, a quebra de sigilo buscaria informações fiscais da emissora de 2018 em diante, sendo que a covid só foi classificada como pandemia em março de 2020.

Ainda segundo a emissora de rádio sugeriu, a quebra de sigilo seria uma maneira de saber se a rádio recebeu dinheiro do então candidato Jair Bolsonaro, em 2018 e também como presidente, a partir de 2019.