Buscar

03/01/2021 às 09:32, Atualizado em 02/01/2021 às 20:36

Proposta de Guedes pode 'sumir' com cinco cidades em MS

Taquarussu e Novo Horizonte do Sul estão entre elas

Cb image default
Foto - Fabio Rodrigues

A PEC 188/2019 (Proposta de Emenda à Constituição) do Pacto Federativo, de autoria do ministro da Economia Paulo Guedes, voltou a ser motivo de preocupação para algumas cidades brasileiras. Isso porque, se for aprovada na íntegra, centenas de municípios vão “sumir” do mapa e serem incorporados a outras cidades. Em Mato Grosso do Sul, Figueirão, Jateí, Novo Horizonte do Sul, Rio Negro e Taquarussu seriam atingidos.

O assunto voltou à tona, após publicação da Revista Abril. A proposta de Guedes visa que municípios com menos de cinco mil habitantes e arrecadação própria de 10% menor que a receita total sejam incorporadas as cidades maiores e se transformem em distritos.

Segundo um levantamento do site Virtu News, o Brasil tem 1.217 municípios que poderiam deixar de existir até 2025. A redução representaria o fim de 2.434 cargos de prefeito e vice-prefeito, além de uma redução nos números de vereadores – seriam extintos quase 11 mil cargos, dos quase 55 mil hoje no país – e de funcionários municipais (mais de 30 mil cargos seriam fechados).

Em situação hipotética, caso o Congresso Nacional aprove o texto na íntegra em dois turnos (Câmara e Senado) sem emendas ou reformulações e a lei seja promulgada ainda este ano, os prefeitos e vereadores eleitos em 2020, nestes cinco municípios, teriam mandatos até 2025.

A matéria foi apresentada em novembro de 2019, não teve muitos avanços e inicialmente causou preocupação. A senadora Simone Tebet (MDB) recebeu prefeitos sul-mato-grossenses durante reunião ao início do ano e disse que a PEC não passa no Senado.

A Assomasul (Associação dos Municípios de MS) é contra a PEC, assim como a Confederação Nacional dos Municípios, diz o presidente Pedro Caravina, que é prefeito de Bataguassu.

“Os prefeitos estão preocupados haja vista a importância dos municípios que são auto-suficientes, possuem uma identidade local e dão qualidade de vida a sua população. O tema sobre a extinção é uma preocupação que temos. A informação que temos frente ao compromisso dos senadores e trabalho da Assomasul junto a CNM é que esse assunto não vai passar. A maioria dos senadores se posicionaram contrários a essa decisão. A gente acredita que o bom senso vai permanecer e que essa PEC vai ser alterada retirando esse artigo que fala da extinção dos municípios. Acreditamos que esse artigo não passe”, disse Caravina.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.