Buscar

23/08/2017 às 19:28, Atualizado em 23/08/2017 às 21:16

Novo pacote de privatização inclui aeroporto de Congonhas e Casa da Moeda

Terminal, na capital paulista, é o segundo maior do país.

Após anunciar a privatização da Eletrobras, o governo federal divulgou nesta quarta-feira (23) um pacote com 57 projetos que vão integrar o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) com venda e privatização de várias empresas públicas, órgãos e aeroportos. Entre eles, está a desestatização da Casa da Moeda (que produz o dinheiro que circula no país), 14 terminais aeroviários e 11 blocos de linhas de transmissão de energia elétrica.

O aeroporto de Congonhas, na capital paulista, segundo maior do Brasil, foi incluído no programa. O calendário do governo prevê que o edital para todos os terminais será publicado no segundo trimestre de 2018. Já o leilão ocorrerá nos últimos três meses do ano que vem.

Além de Congonhas, o governo vai agrupar 12 aeroportos para a oferta em dois blocos. O primeiro será do Nordeste e contará com os aeroportos de Maceió (AL), Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE), Recife (PE) e João Pessoa e Campina Grande, na Paraíba. O bloco é vocacionado para o turismo, diz o governo.

O segundo bloco é focado no Mato Grosso com os terminais de Cuiabá, Sinop, Alta Floresta, Barra do Garças e Rondonópolis. O agrupamento acontece “em face da relevância que adquiriu a produção de grãos no estado”. Além desses, o governo também prevê qualificar o aeroporto de Vitória e o de Macaé para a oferta ao capital privado.

No material distribuído pelo PPI, o governo diz que a oferta desses aeroportos “representa a maior oferta do setor da história, coerente com a política de governo de melhoria de eficiência para o setor aeroportuário e com a oportunidade gerada pelo apetite dos investidores estrangeiros”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.