Buscar

06/04/2019 às 15:00, Atualizado em 06/04/2019 às 11:37

Não quero problema com a Palestina, diz Bolsonaro após polêmica sobre embaixada em Israel

A política de aproximação do governo Bolsonaro com Israel tem gerado desconforto entre as nações árabes.

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira (5) não querer polêmica com a Palestina e afirmou que visitará "dois ou três" países árabes no início do segundo semestre.

A política de aproximação do governo Bolsonaro com Israel tem gerado desconforto entre as nações árabes, grandes importadoras de proteína animal brasileira e que, na sua maioria, se alinham ao pleito dos palestinos na disputa territorial com os israelenses.

Em visita a Israel no início da semana, Bolsonaro anunciou a abertura de um escritório comercial do Brasil em Jerusalém, cidade alvo de disputa entre israelenses e palestinos.

O anúncio representa um recuo em relação à promessa de campanha de Bolsonaro de que iria transferir a embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém, o gesto incomodou países árabes.

Tanto a Autoridade Palestina quanto o movimento radical islâmico Hamas criticaram a abertura do escritório de negócios.

"Vamos supor que o Brasil não tivesse relações diplomáticas com Israel e fossemos hoje abrir este canal. Onde seria nossa embaixada? Seria em Jerusalém. Cada país decide onde é sua capital", disse Bolsonaro.

A maior preocupação, principalmente do setor do agronegócio, é que o alinhamento a Israel no conflito do Oriente Médio gere retaliações de países árabes consumidores de carne brasileira.

"Eu não quero problema com a Palestina. O povo palestino é maravilhoso, uma parte trabalha em Israel, escondido até, para não sofrer retaliação. A comunidade árabe é muito grande no Brasil, votaram em mim grande parte. Vamos continuar fazendo negócio com a Palestina, vamos ampliar até. Eu quero fazer negócio com o mundo todo", disse Bolsonaro.

O porta-voz da Presidência da República, Otávio do Rêgo Barros, disse que ainda não há definição dos países que serão visitados.

Fonte - Folhapress

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.