Publicado em 13/10/2020 às 09:28, Atualizado em 12/10/2020 às 21:31

'Não deixai que nosso Brasil se perca nas chamas', diz arcebispo em sermão do dia da padroeira na Basílica de Aparecida

Dom Orlando Brandes também afirmou que impunidade 'está voltando' e criticou fake news, idolatria de autoridades e feminicídio.

Redação,
Cb image default
O arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, criticou as queimadas durante o sermão da missa solene do Dia da Padroeira no Santuário Nacional, maior templo católico do país. — Foto: Thiago Leon/Santuário Nacional

O arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, criticou as queimadas durante o sermão da missa solene do Dia da Padroeira no Santuário Nacional, maior templo católico do país.

Nos últimos meses, biomas como Amazônia e Pantanal têm sofrido com as queimadas. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número de focos de incêndio registrados na Amazônia até setembro deste ano é o maior desde 2010. Somente em 2020, foram 76.030.

Sem citar nomes durante todo o sermão, o arcebispo disse que a "impunidade é um dos dragões que está voltando" e também criticou as fake news, idolatria de autoridades e feminicídio.

"Vamos usar a veste da verdade, não de fake news, não de mentiras, a couraça é nossa justiça, diz Paulo apóstolo. Justiça para ver menos desigualdades sociais. Nas nossas mãos, a espada do espírito para a gente então se despir de tudo que é idolatria. Às vezes idolatramos até pessoas, raças, autoridades. Tomam o lugar de Jesus esses ídolos que nos destroem. Diz Paulo, temos os pés calçados com a paz. Por isso é preciso exorcizar o feminícidio, tudo que é tipo de violência", afirmou no sermão.

Com informações do G 1