Publicado em 01/08/2020 às 06:27, Atualizado em 31/07/2020 às 18:29

Mortes por covid-19 tem tendência de queda em 11 estados e de crescimento em outros sete

Oito estados mais o Distrito Federal demonstram a mesma tendência.

Redação,
Cb image default
Estados em laranja são os que demonstram tendência de queda. Em vermelho estão aqueles em alta e em salmão, os em estabilidade.

Dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal, 11 apresentam tendência de queda para o número de mortes por Covid-19. A previsão é feita a partir da comparação das médias móveis diárias de morte de hoje com as de duas semanas atrás. No entanto, sete estados apresentam tendência de alta nos óbitos.

Estão em queda os estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. Em alta estão o Acre, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima e Santa Catarina.

O país, no geral, apresenta estabilidade e nesta quinta-feira registrou o número de 1.024 mortes em média. Oito estados mais o Distrito Federal demonstram a mesma tendência. São eles: Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

A "média móvel de 7 dias" faz um cálculo entre o número de mortes do dia e dos seis anteriores. Ela é comparada com média de duas semanas atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda. O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o "ruído" causado, por exemplo, pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por escassez de funcionários em plantão.

As informações e cálculos são do consórcio de veículos de imprensa formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo. Os dados são coletados diretamente com as secretariais estaduais de Saúde.