Buscar

05/10/2022 às 12:02, Atualizado em 05/10/2022 às 12:16

Ministro da Justiça envia à PF pedido para investigar institutos de pesquisa

Anderson Torres afirma que apuração tem por base documento que apontou 'a prática de crimes perpetrados por alguns institutos', mas as empresas não foram identificadas

Cb image default

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, falou neste sábado, 1°, sobre a 'Operação Eleições 2022', e disse ser difícil cumprir restrição de armas imposta pelo TSE

Foto: Wilton Junior / Estadão / Estadão

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, afirmou nesta terça-feira, 4, ter encaminhado à Polícia Federal (PF) um pedido de inquérito contra institutos de pesquisas eleitorais.

Segundo Torres, a requisição para que o trabalho dos institutos fosse investigado atende a uma representação protocolada no ministério.

O ministro não deu detalhes sobre quem pediu a apuração contra os institutos de pesquisa de opinião. Segundo ele, o documento apontou "condutas que, em tese, caracterizam a prática de crimes perpetrados por alguns institutos". As empresas não foram identificadas.

Desde que o resultado do primeiro-turno foi oficializado pelo Tribunal Superior Eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados deflagaram uma investida contra as pesquisas. Ministros que despacham no Palácio do Planalto diretamente envolvidos com a campanha à reeleição, como Ciro Nogueira (Casa Civil) e Fabio Faria (Comunicações) definiram o trabalho dos institutos como "escândalo" e "vergonha".

Fonte - Estadão

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.