Publicado em 14/03/2020 às 10:35, Atualizado em 14/03/2020 às 12:36

Marinha abre 143 vagas de nível fundamental para o Colégio Naval

Redação,

A Marinha do Brasil publicou edital com 143 vagas de nível fundamental para ingresso no Colégio Naval em 2021. As inscrições vão de 16 de março a 16 de abril.

O concurso é destinado apenas a candidatos do sexo masculino com idade mínima de 15 anos e menos de 18 anos completos até o dia 1º de janeiro de 2021 e que tenham concluído ou estejam cursando o 9º ano do ensino fundamental.

O edital exige também que os candidatos não devem ser casados ou ter constituído união estável, sendo que devem permanecer neste estado civil durante todo o curso de formação. Os aprovados irão fazer o curso de formação no Colégio Naval de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

Os interessados poderão realizar as inscrições pelo site de Ingresso da Marinha ou em unidades militares espalhadas pelo país – a relação delas pode ser conferida no edital do concurso. O prazo para inscrições termina no dia 16 de abril e a taxa custa R$ 65.

Os candidatos são deverão passar por várias etapas de seleção, divididas entre provas escritas e eventos complementares. As avaliações escritas ainda não têm data marcada para acontecer, mas serão aplicadas na primeira quinzena de julho.

As avaliações serão divididas entre dois dias de acordo com os seguintes conteúdos:

1º dia: Matemática (20) e Inglês (20); e

2º dia: Português (20), Estudos Sociais (12) , Ciências (18), e a Redação.

Os candidatos aprovados na prova escrita serão convocados para a realização dos seguintes eventos complementares: Inspeção de Saúde (IS); Teste de Aptidão Física de Ingresso; Avaliação Psicológica; Verificação de Documentos; e Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH).

O aprovados nestas fases deverão ainda passar por período de adaptação entre os dias 10 e 31 de janeiro de 2021. O início do curso de formação está programado para o dia 1º de fevereiro do ano que vem.

Durante o período de adaptação, os futuros estudantes passarão por atividades acadêmicas e administrativas a serem desenvolvidas durante o ciclo escolar. Uma vez adaptados entrarão no “Curso de Preparação de Aspirantes”, em que receberão formação equivalente ao ensino básico em nível médio, além do Ensino Militar-Naval.

60 vagas no 9º Distrito Naval

Outro edital da Marinha oferta 60 vagas para o Curso de Formação de Aquaviários - Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e de Máquinas Nível 1 no 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil, com sede em Manaus, no Amazonas.

Para este concurso é exigida escolaridade inferior ao 6º ano do ensino médio e idade mínima de 18 anos no ato da matrícula.

O curso é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com aulas teóricas e práticas no Centro Técnico de Formação de Fluviários da Amazônia Ocidental (CTFFAO).

As inscrições devem ser feitas entre os dias 16 e 20 de março, das 8h15 às 11h, no Centro Técnico de Formação de Fluviários da Amazônia Ocidental (CTFFAO), localizado na Rua Marquês de Santa Cruz, nº 246 - Centro. A taxa de participação é de R$ 8,00.

Fonte - G 1