Publicado em 31/12/2021 às 14:41, Atualizado em 31/12/2021 às 15:02

Itapemirim pede suspensão de 16 linhas de ônibus interestaduais

Medida foi aceita pela ANTT e começa a valer em 27 de janeiro.

Redação,
Cb image default
Ônibus da Viação Itapemirim — Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) atendeu ao pedido da Viação Itapemirim de suspender 16 linhas de ônibus interestaduais operadas pela empresa. Ela pertence ao mesmo grupo dono da Ita, companhia área que cancelou todos os seus voos no último dia 17.

Ao todo, 73 cidades atendidas pelas linhas de ônibus serão impactadas pela medida, que passa a valer no próximo dia 27, conforme portaria publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (30).

As linhas que a empresa de transportes deixará de atender são:

Areia (PB) - Recife (PE)

Belo Horizonte (MG) - Recife (PE)

Brasília (DF) - Maceió (AL)

Cachoeiro de Itapemirim (ES) - Campos dos Goytacazes (RJ)

Caldas Novas (GO) - Maceió (AL)

Feira de Santana (BA) - Fortaleza (CE)

Recife (PE) - Barra do Garças (MT)

Recife (PE) - Curitiba (PR)

Recife (PE) - Foz do Iguaçu (PR)

Recife (PE) - Rio de Janeiro (RJ)

Recife (PE) - São Paulo (SP)

Rio de Janeiro (RJ) - Teresina (PI)

Salvador (BA) - Sobral (CE)

São Paulo (SP) - João Pessoa (PB)

São Paulo (SP) - Santa Cruz do Capibaribe (PE)

Teresina (PI) - Belém (PA)

Atualmente a Itapemirim opera em 482 cidades, segundo a ANTT. O fim dessas 16 linhas vai resultar em uma redução de aproximadamente 15% do mercado de atuação da empresa no transporte rodoviário.

Direito a reembolso

Quem comprou o bilhete de passagem para data posterior a 27 de janeiro em alguma dessas linhas poderá solicitar junto à empresa o reembolso do valor pago, explica a ANTT.

"O passageiro terá direito ao reembolso em até 30 dias do pedido, bastando para tanto a sua simples declaração de vontade por meio de formulário fornecido pela transportadora", orienta a agência.

Ele também poderá, se preferir, e caso haja disponibilidade, remarcar o bilhete de passagem, sem ônus, na mesma categoria de serviço.

Crise também no ar

O grupo Itapemirim também é dono da companhia aérea ITA (Itapemirim Transportes Aéreos) que, no último dia 17, suspendeu todos os seus voos, deixando milhares de passageiros sem transporte.

A empresa tinha 513 voos programados entre a última sexta-feira e a próxima (31), segundo pesquisa no site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Os voos partiriam dos aeroportos de Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Brasília (DF), Recife (PE), Salvador (BA), entre outros.

Na última terça-feira (28), o Procon-SP assinou um acordo com a companhia para reembolso em até 10 dias dos consumidores prejudicados.

Fonte - G 1