Publicado em 13/09/2019 às 08:08, Atualizado em 13/09/2019 às 12:09

Incêndio atinge hospital do Rio de Janeiro e deixa ao menos 11 mortos

A fumaça atingiu todos os andares de um dos prédios do hospital, segundo a direção.

Redação,

Um incêndio de grandes proporções atingiu o hospital Badim, na Tijuca, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, no fim da tarde e início da noite desta quinta-feira, dia 12 de setembro. Ao menos onze pessoas morreram, de acordo com informação passada pela Defesa Civil ao canal Globo News. Uma morte foi confirmada durante a noite e outros dez corpos, ainda não identificados, foram retirados do local durante a madrugada desta sexta-feira.

Segundo a assessoria de comunicação do hospital, um curto-circuito ocorreu no gerador do prédio 1, espalhando fumaça para todos os andares do edifício.

No início da madrugada, a direção do Badim disponibilizou um número de Whatsapp (21 971013961) e um e-mail ([email protected]) para que familiares de pacientes possam receber informações sobre sua localização. O hospital informou que 103 pessoas estavam internadas no momento do episódio e mais de 100 médicos foram mobilizados para auxiliar na transferência dos enfermos a outros locais.

O vice-governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, informou que ambulâncias do estado resgataram mais de 60 pacientes para hospitais da rede pública. Oito pessoas em estado crítico foram conduzidas em ambulâncias avançadas – quatro para o Copa Star e quatro para o Copa D’or.

Segundo Castro, a perícia da Polícia Civil deve começar nesta sexta-feira às 6h, mas os peritos já estão no local. O início da operação foi adiado porque o prédio onde houve o incêndio ainda está sem luz.

A fumaça atingiu todos os andares de um dos prédios do hospital, segundo a direção. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 18h e, por volta das 20h, informou que o fogo foi controlado.

Para acomodar os pacientes, que tiveram que deixar os leitos às pressas, funcionários do hospital improvisaram camas na rua Arthur Menezes, que foi interditada devido ao incêndio. Em frente ao hospital, voluntários auxiliam as equipes do hospital no atendimento e na transferências dos pacientes. Cada vez que alguém é resgatado com vida, as pessoas que acompanham os trabalhos aplaudem.

De acordo com o hospital, os pacientes do CTI 1 já foram retirados e estão recebendo os primeiros atendimentos na rua Arthur Menezes. Os pacientes do CTI 2, que tem 20 leitos, também estão sendo retirados. O hospital possui 128 leitos, 32 na Unidade de Tratamento Intensivo e 11 na Unidade Cardio Intensivo. O centro cirúrgico do Badim possui 11 salas.

Os demais pacientes foram transferidos para outras unidades da Rede Dor, da qual faz parte, e também para o hospital Albert Sabin, localizado a cerca de 2 quilômetros do Badim. Segundo o site da Receita Federal, o hospital tem como sócios-administradores José Marcos Duarte Badim e José Badim.

Pacientes e funcionários usaram as redes sociais para publicar imagens do hospital afetado pelas chamas.

Fonte - Veja