Publicado em 24/10/2025 às 12:03, Atualizado em 24/10/2025 às 13:15

IBGE prepara maior processo seletivo temporário da história com 9,5 mil vagas

O recrutamento será feito por meio de Processo Seletivo Simplificado

Redação,
Cb image default
Divulgação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai realizar um novo processo seletivo simplificado para a contratação de 9.580 profissionais temporários de nível médio. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (23), confirmando detalhes do certame que havia sido autorizado em agosto, por meio de publicação no Diário Oficial da União (DOU).

De acordo com o órgão, a Fundação Getulio Vargas (FGV) será a responsável pela organização do concurso público. A publicação dos editais está prevista para novembro, enquanto as provas devem ocorrer em janeiro de 2026. O resultado final será divulgado em março do mesmo ano.

Vagas e funções

O IBGE informou que os profissionais contratados atuarão na realização de pesquisas estatísticas em todo o território nacional. Trata-se do maior processo seletivo temporário já promovido pelo instituto.

As oportunidades serão distribuídas entre dois cargos:

Agente de Pesquisas e Mapeamento Função: coleta de informações estatísticas; Total de vagas: 8.480.

Função: coleta de informações estatísticas;

Total de vagas: 8.480.

Supervisor de Coleta e Qualidade Função: supervisão e acompanhamento das atividades de coleta; Total de vagas: 1.100.

Função: supervisão e acompanhamento das atividades de coleta;

Total de vagas: 1.100.

Contratação e duração dos contratos

Os aprovados serão contratados por um período inicial de 12 meses, podendo haver prorrogação por até três anos, conforme a necessidade do IBGE. Os valores de remuneração ainda serão definidos, mas deverão seguir os limites legais vigentes para contratações temporárias.

O recrutamento será feito por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS), com ampla divulgação nacional. Todas as informações oficiais — incluindo edital, calendário e inscrições — serão publicadas exclusivamente nos canais oficiais do IBGE e da FGV.