Buscar

16/07/2020 às 09:04, Atualizado em 16/07/2020 às 10:29

Governo federal proíbe queimadas em todo o país por 120 dias

Após pressão interna e externa de investidores, governo edita decreto proibindo queimadas em todo o país por 120 dias

Cb image default
Árvore em chamas durante queimada na Amazônia 15/09/2019 REUTERS/Ricardo Moraes

O governo federal editou decreto proibindo as queimadas em todo o país por 120 dias, na esteira da pressão interna e de investidores internacionais, e da imagem negativa do país no exterior por sua gestão ambiental.

Segundo nota da Secretaria-Geral da Presidência da República, divulgada pela assessoria de comunicação, o decreto suspende permissão ao emprego do fogo durante esse período, tradicionalmente marcado por maior incidência de focos de incêndio.

A nota explica que a maior parte das queimadas ocorre entre os meses de agosto e outubro, e informa ainda que previsão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos aponta para forte estiagem durante os meses de julho, agosto e setembro.

Segundo a Secom, dados recentes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam para uma "grande quantidade" de focos de queimadas no primeiro semestre em diversos biomas.

Curso de Práticas de Sustentabilidade

Aprenda Práticas de Sustentabilidade neste Curso 100% Online com Certificado Grátis. Curso Aprovado pelo MEC. Saiba mais!

A intenção de edição do decreto foi anunciada na última semana, em reunião entre autoridades do governo e representantes de fundos estrangeiros.

A suspensão das queimadas só não será aplicada em casos específicos, como práticas de prevenção e combate a incêndios, atividades de pesquisa científica autorizadas pelo órgão ambiental competente, e controle fitossanitário, além de queimas controladas em áreas fora da Amazônia Legal e no Pantanal, quando imprescindíveis à realização de práticas agrícolas.

No início do mês, dados do governo mostraram que o número de focos de incêndio na floresta amazônica do Brasil aumentou 20% em junho e atingiu o nível mais alto em 13 anos para este mês.

Reuters

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.