Buscar

18/01/2022 às 15:41, Atualizado em 18/01/2022 às 17:28

Governo estuda acabar com o seguro-desemprego e multa de 40% do FGTS

Medida é um desdobramento da reforma trabalhista de 2017

Cb image default
Foto - reprodução Internet

Com iniciativa do Ministro da Economia, Paulo Guedes, o Governo Federal tem estudado propor uma série de mudanças na legislação trabalhista, denominando-se “minirreforma trabalhista”.

Segundo o Jornal Contábil, uma das ideias é acabar com o seguro-desemprego, garantido por Lei, bem como com a multa de 40% do FGTS, também previsto e garantido por lei.

De acordo com o argumento do estudo, retirar estes direitos do trabalhador fará com que a rotatividade dos empregados diminua e liberará recursos das empresas para o investimento em novas contratações.

Assim, a expectativa do Governo Federal é que as medidas contribuam para a redução dos elevados níveis de desemprego do país.

Entretanto, especialistas temem que a realidade seja totalmente contrária, tal como aconteceu quando a reforma trabalhista foi aprovada.

Conceitualmente, o Seguro Desemprego tem por finalidade: “prover assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado em virtude de dispensa sem justa causa, inclusive a indireta, e ao trabalhador comprovadamente resgatado de regime de trabalho forçado ou da condição análoga à de escravo” (Art. 2º, I da Lei nº 7.998/90).

Dessa forma, quando o empregado é demitido sem justa causa e tiver trabalhado pelo menos por 12 meses nos últimos 18 meses antes da demissão, ou ainda, se na segunda solicitação tiver trabalhado pelo menos nove meses, poderá fazer jus a três parcelas se comprovar no mínimo seis meses trabalhados; quatro parcelas se comprovar no mínimo doze meses trabalhados; e cinco parcelas a partir de 24 meses trabalhados.

Conceito

O seguro-desemprego e a multa em cima do valor do FGTS visam amparar o empregado no momento em que for demitido, facilitando sua subsistência enquanto busca se recolocar no mercado de trabalho.

Sindicalistas afirmam que a eliminação das obrigatoriedades oferecerá uma maior facilidade para as empresas demitirem, aprofundando ainda mais o desemprego e a alta rotatividade.

Por enquanto, a discussão se encontra apenas na categoria de um estudo, que apesar da proposta apresentada, não tem ainda sequer uma previsão de que seja votado no Congresso Nacional.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.