Buscar

17/01/2020 às 06:30, Atualizado em 16/01/2020 às 22:26

Frete terá reajuste de 11% a 15% a partir de segunda-feira no País

Valores foram divulgados hoje em resolução publicada pela ANTT e contemplam outras medidas e regulamentações.

Cb image default
Divulgação

O valor do piso mínimo do frete no Brasil terá um reajuste que varia de 11% a 15%, dependendo do tipo de carga e operação. A informação foi repassada hoje pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Por meio de resolução, a agência estabeleceu as novas regras para cobrança do frete rodoviário. Entre elas, está a obrigação do pagamento do chamado frete retorno para os caminhoneiros. Além disso, a resolução também prevê novos valores para cálculo do frete. Os custos de itens, como pneu e manutenção dos caminhões, também foram atualizados. As novas regras entram em vigor na próxima segunda-feira, 20.

O frete retorno, que era uma demanda dos caminhoneiros, é válido para aquelas situações em que a regulamentação do setor proíbe que o caminhoneiro retorne transportando um novo tipo de carga. Isso ocorre, por exemplo, com um caminhão que transporta combustível e não pode voltar com outro tipo de carga.

Também foi incluído no texto a cobrança do valor das diárias do caminhoneiro e um novo tipo de carga, a pressurizada. Agora, a regulamentação abrange um total de 12 categorias.

Duas novas tabelas para contemplar a operação de carga de alto desempenho, que levam menor tempo de carga e descarga, também foram criadas na resolução.

A cada seis meses, os valores do piso mínimo do frete são atualizados pela ANTT. A tabela do frete foi criada em 2018 pelo ex-presidente Michel Temer, dentro do conjunto de ações para pôr fim a greve dos caminhoneiros.

Com informações do Campograndenews

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.