Buscar

13/06/2020 às 10:32, Atualizado em 13/06/2020 às 09:36

Entidades reagem a fala de Bolsonaro, que incentivou invasão de hospitais

Em nota, o Conselho Nacional de Saúde afirmou que a declaração agrava ainda mais o contexto de crise na saúde pública.

Entidades e políticos reagiram nesta sexta-feira, dia 12 de junho, à fala do presidente Jair Bolsonaro na noite anterior, na qual ele incentiva pessoas a entrar em hospitais públicos ou de campanha que tratam da covid-19 para filmar o interior das instalações a fim de constatar se há leitos desocupados.

Em transmissão nas redes sociais, o presidente declarou: "Seria bom você fazer na ponta da linha. Tem hospital de campanha perto de você, hospital público, arranja uma maneira de entrar e filmar. Muita gente está fazendo isso e mais gente tem que fazer para mostrar se os leitos estão ocupados ou não, se os gastos são compatíveis ou não. Isso nos ajuda".

Em nota, o Conselho Nacional de Saúde afirmou que a declaração agrava ainda mais o contexto de crise na saúde pública.

Para o conselho, o posicionamento demonstra "total desprezo pela vida da população, não expressando qualquer sentimento de solidariedade, empatia e compaixão". Para a entidade, "essa atitude representa constrangimento aos pacientes que se encontram internados".

Em carta, os governadores do Nordeste afirmaram que a declaração "choca a todos, contraria protocolos médicos, desrespeita profissionais e coloca a vida das pessoas em risco".

De acordo com o texto da carta, Bolsonaro "segue o mesmo método inconsequente que o levou a incentivar aglomerações por todo o país, contrariando orientações científicas bem como a estimular agressões a jornalistas e veículos de comunicação".

Fonte - G 1

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.