Buscar

08/08/2020 às 10:00, Atualizado em 07/08/2020 às 22:55

Empresas anunciam construção de fábrica para produzir vacina contra a covid-19 no RJ

Serão investidos mais de R$ 100 milhões

Oito grandes empresas que atuam no Brasil anunciaram, nesta sexta-feira (8), a construção de uma fábrica no Rio de Janeiro para produzir uma vacina contra a covid-19. A iniciativa é em parceria com a Fiocruz.

Segundo a Veja, a primeira etapa da fábrica prevê a construção de um laboratório para controle de qualidade de 100 milhões de doses importadas a partir de dezembro. Essas doses foram adquiridas pelo governo brasileiro. Nesta quinta-feira (06), o presidente Jair Bolsonaro assinou medida provisória para destinar 1,9 bilhão de reais para a compra dessas vacinas. Mas a unidade deverá ser adaptável para produzir qualquer tipo de imunizante.

O aporte financeiro para a construção da unidade é da ordem de R$ 100 milhões e terá capacidade para produzir 30 milhões de doses ao mês. Neste caso, a imunização a ser produzida é a de Oxford, que tem parceria com a Fiocruz.

Ainda segundo o site, a vacina está em fase de testes e não tem a eficácia comprovada. Por isso é importante que a fábrica que será construída em Bio-Manguinhos seja facilmente adaptável para qualquer tipo de vacina.

O parque fabril será transferido para a Fiocruz e os equipamentos poderão ser reaproveitados para produção de outras vacinas futuramente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.