Publicado em 04/11/2020 às 06:50, Atualizado em 04/11/2020 às 09:51

Em fase restrita, PIX tem problemas dentro do esperado no 1° dia, diz BC

Neste primeiro dia de operação, o BC afirma ter rastreado intercorrências de sintonia entre os sistemas do PIX e das instituições financeiras.

Redação,

O primeiro dia de operação do PIX, novo sistema de pagamentos instantâneos do Brasil, registrou 1.570 operações e ocorreu com poucas percalços técnicos, afirma o Banco Central.

Nesta terça-feira, dia 03 de novembro, o Banco Central e instituições financeiras deram início à primeira fase de testes do PIX, somente com grupos selecionados. O serviço foi liberado para uma base de 1% a 5% dos clientes cadastrados, escolhidos pelos bancos.

Neste primeiro dia de operação, o BC afirma ter rastreado intercorrências de sintonia entre os sistemas do PIX e das instituições financeiras. A equipe técnica diz, contudo, que não registrou eventos que não haviam sido mapeados.

"Algumas instituições tiveram questões de conectividade nos primeiros momentos do dia, o que é normal e planejado. A quantidade limitada de clientes é para que todos possam terminar o processo de acionamento dos sistemas com a maior tranquilidade possível e impactando um número limitado de agentes", afirmou o chefe-adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC, Carlos Eduardo Brandt.

Ainda de acordo com o BC, a maior transação registrada foi de R$ 35 mil. O número de chaves nesta terça-feira também chegou a 60 milhões.

Fase restrita

A fase restrita vai até o dia 15 de novembro. Neste período, apenas alguns clientes bancários poderão realizar operações de pagamento, em horários determinados. Somente a partir do dia 16 o PIX irá funcionar integralmente, para todos os clientes cadastrados, 24h por dia, 7 dias da semana.

Os testes servem para:

Testar todos os casos de uso disponíveis do PIX para lançamento do sistema integral

Verificar o funcionamento do PIX no ambiente de produção dos bancos e do Banco Central

Segundo o BC, a maior parte das instituições liberou o serviço para a faixa mínima de clientes nesta terça-feira para ampliar a quantidade ao longo dos dias.

"A expectativa é de que, gradativamente, essa quantidade de operações vá subindo à medida que clientes vão tomando conhecimento das soluções, se familiarizando com aplicativos", diz Brandt.

Nesta fase restrita de operações, o PIX vai funcionar somente em horários pré-definidos:

Das 9h às 22h nos dias 3, 4, 7, 8, 9, 10, 11, 14 e 15 de novembro

Das 9h às 24h nos dias 5 e 12

Das 0h às 22h nos dias 6 e 13

Já no dia 16 de novembro, o PIX começará a funcionar às 9h. A partir de então, ele irá operar ininterruptamente, todos os dias do ano, 24 horas por dia.

O que é o PIX?

O PIX é um novo meio de pagamentos e transferências desenvolvido pelo Banco Central para facilitar as transações financeiras. Não é um aplicativo nem banco, e funciona com as contas que o cliente já tem em alguma instituição financeira.

A expectativa do mercado é que o sistema seja o grande substituto de DOCs e TEDs, por ser gratuito e estar disponível a qualquer hora, sete dias por semana. A quantia cai instantaneamente.

Fonte - G 1