Buscar

22/08/2021 às 12:33, Atualizado em 22/08/2021 às 10:54

Dez ex-ministros da Justiça pedem que Senado recuse impeachment de Moraes

Segundo os magistrados, não há crime de responsabilidade nas atitudes do ministro

Cb image default
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Ag Brasil

Dez ex-ministros da Justiça dos governos Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Lula (PT), Dilma Roussef (PT) e Michel Temer (MDB)assinaram um manifesto contrário ao pedido de destituição do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Segundo os magistrados, não há crime de responsabilidade nas atitudes do ministro que justifique o impeachment, além disso, criticam a "inépcia" do presidente Jair Bolsonaro.

"Eventual seguimento do processo surtirá efeitos nocivos à estabilidade democrática, de vez que indicará a prevalência de retaliação a membro de nossa Corte Suprema gerando imensa insegurança no espírito de nossa sociedade e negativa repercussão internacional da imagem do Brasil", diz o documento.

Assinam o texto Miguel Reale Jr., Jose Gregori, Aloysio Nunes, Celso Amorim, Jacques Wagner, José Eduardo Martins Cardoso, José Carlos Dias, Tarso Genro, Eugenio Aragão e Raul Jungmann. Para eles, o pedido de Bolsonaro é apenas para criar ainda mais tensão entre os poderes, e transformar Bolsonaro em "vítima" do Supremo.

A ação foi assinada por Bolsonaro enquanto presidente da República , e não como cidadão comum. O documento encaminhado por Bolsonaro foi recebido pelo chefe de gabinete do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.