Buscar

14/12/2020 às 16:00, Atualizado em 14/12/2020 às 11:45

Datafolha: Maioria não culpa Bolsonaro por mortes da covid

Pesquisa mostra que 52% dos brasileiros isenta o presidente da responsabilidade pelas mais de 181 mil vítimas do coronavírus

Cb image default

Presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto 09/12/2020 REUTERS/Ueslei Marcelino

Foto: Reuters

A maioria dos brasileiros não acha que o presidente Jair Bolsonaro tem responsabilidade pelas mais de 181 mil mortes causadas pela pandemia do novo coronavírus desde março. É isso que mostra a pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo (13) pelo jornal "Folha de S.Paulo".

Segundo o levantamento, 52% dos entrevistados consideram que Bolsonaro não tem culpa nenhuma, sendo que 38% consideram que o presidente é um dos culpados, mas não principal, 8% consideram que Bolsonaro é o principal culpado e 2% não sabem responder.

A pesquisa Datafolha foi realizada dos dias 8 a 10 de dezembro, com 2.016 brasileiros, por telefone. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

No início de agosto, a mesma pergunta foi feita aos entrevistados entre os dias 11 e 12, e, apesar da maioria continuar isentando Bolsonaro da responsabilidade pelas mortes, os números eram diferentes: 47% o consideravam inocente, 41% achavam ele é um dos culpados, mas não principal, 11% o consideravam o principal culpado e 2% não souberam responder.

Aprovação do governo

Além da relação com a pandemia, o estudo também avaliou o índice de aprovação do governo do presidente, o qual se manteve bem avaliado por 37% dos brasileiros. Julgam péssimo ou ruim 32% dos entrevistados, e 29% acreditam que sua gestão é regular. 3% não sabem ou não responderam.

Já em relação ao desempenho do presidente em relação à pandemia, a maioria (42%) concorda que é ruim ou péssima. 30% dos entrevistados avaliam como ótima ou boa e 27% acham regular.

Para a maior parte dos participantes da pesquisa (53%), o país não está tomando atitudes necessárias para evitar o alto número de mortes ligadas à covid-19. Para 22% deles, nada que o país fizesse evitaria esse número de mortes, enquanto outros 22% acha que o país fez o que era necessário para tentar evitar esse número de mortes. 4% não sabem responder.

Com informações do Portal Terra

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.