Buscar

01/09/2021 às 08:36, Atualizado em 01/09/2021 às 00:38

Brasil terá nova bandeira tarifária e conta de luz ficará altíssima

Nova tarifa-extra é mais cara que a Bandeira Vermelha 2

Cb image default
Foto - Fernando Frazão

A Agência Nacional de Energia Elétrica, a ANEEL, anunciou, nesta terça-feira (31), que o Brasil terá nova bandeira tarifária. É a Bandeira Tarifária Escassez Hídrica, que vai acrescentar R$ 14,20 a cada 100 kwh.

A nova tarifa-extra é bem mais cara que a Bandeira Vermelha, que está em vigor atualmente e começa a valer a partir desta quarta-feira (1º). Segundo o G1, a estimativa é que ela vigore até abril de 2022. A diferença da nova bandeira é que as atuais (Verde, Amarela e Vermelha 1 e 2) são definidas pela Agência mês a mês.

Explicação

Segundo a Agência, o motivo de mais uma alta nas contas de luz é a piora da crise hídrica. A medida adicional é para evitar que não falte energia nos meses de outubro e novembro, que podem ser os meses mais críticos do ano.

A estimativa da ANEEL é que as contas de luz subam em média 6,78% dos consumidores atendidos pelas distribuidoras. Aqueles consumidores que são cadastrados na tarifa social não entram na bandeira da escassez.

O que são bandeiras

As bandeiras tarifárias são uma cobrança adicional que sinaliza e repassa ao consumidor o custo da produção de energia. A bandeira vermelha patamar 2 é a mais cara do sistema.

Nesta terça, o governo também anunciou que dará desconto de R$ 0,50 por kWh economizado nas faturas dos próximos meses para os consumidores que pouparem entre 10% e 20%, informou o G1.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.